Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7690 |
Resumo: | A investigação relatada buscou identificar, na produção científica brasileira, os materiais utilizados como organizadores prévios em propostas que visam promover aprendizagens significativas de conceitos físicos. Mais especificamente, aborda-se o modo como a aplicação de organizadores prévios no processo de ensinar Física é apresentada em artigos de periódicos nacionais com Qualis A1 e A2, disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes, Área de Ensino, entre o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2019. Dos artigos encontrados, seis continham a expressão “organizadores prévios” no título, resumo e/ou nas palavras-chave, sendo incluídos no estudo. Todos foram analisados e classificados considerando os materiais utilizados como organizadores prévios e a sua aplicação no ensino de Física. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de recursos tecnológicos para esse fim. |
id |
UFPA-7_8ca7a824f863db88c35b0999e3b21f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7690 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da áreaorganizadores prévios; ensino de física; teoria da aprendizagem significativa; aprendizagem significativaA investigação relatada buscou identificar, na produção científica brasileira, os materiais utilizados como organizadores prévios em propostas que visam promover aprendizagens significativas de conceitos físicos. Mais especificamente, aborda-se o modo como a aplicação de organizadores prévios no processo de ensinar Física é apresentada em artigos de periódicos nacionais com Qualis A1 e A2, disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes, Área de Ensino, entre o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2019. Dos artigos encontrados, seis continham a expressão “organizadores prévios” no título, resumo e/ou nas palavras-chave, sendo incluídos no estudo. Todos foram analisados e classificados considerando os materiais utilizados como organizadores prévios e a sua aplicação no ensino de Física. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de recursos tecnológicos para esse fim.Universidade Federal do ParáLoreian, IngridyDarroz, Luiz MarceloRosa, Cleci Teresinha Werner da2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/769010.18542/amazrecm.v16i37.7690Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 210-223Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 210-2232317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7690/6699/*ref*/AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1978./*ref*/AZEVEDO, Roberto Luiz de. Uso de organizadores prévios na aprendizagem significativa do eletromagnetismo. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 304-320, maio/ago. 2013./*ref*/CARDOSO, Stenio Octávio de Oliveira; DICKMAN, Adriana Gomes. Simulação computacional aliada à Teoria da Aprendizagem Significativa: uma ferramenta para ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 2, p. 891-934, out. 2012./*ref*/CHAVES, Alaor; SHELLARD, Ronald Cintra (Eds.). Física para o Brasil: pensando o futuro. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005./*ref*/CUTRER, William B.; CASTRO, Danny; ROY, Kevin M.; TURNER, Teri L. Use of an expert concept map as an advance organizer to improve understanding of respiratory failure. Medical Teacher, v. 33, n. 12, p. 1018-1026, 2012./*ref*/DARROZ, Luiz Marcelo; TREVISAN, Thais Lorençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciência e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 93-109, jan/jun. 2018./*ref*/JOYCE, Bruce R; WEIL, Marsha. Models of teaching. 5. ed. Boston: Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996./*ref*/MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008./*ref*/MENEZES, Ana Paula Sá; KALHIL, Josefina Barrera. História das Ciências e TIC: organizador prévio no processo ensino-aprendizagem de Física na Amazônia. ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 144-150, 2009./*ref*/MILLERSON, Gerald. Video production handbook. 3. ed. Great Britain: Focal Press, 2001./*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999./*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012-2013. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/65504286/ausubel-aprendizagem-significativa-organizadores-previos-e-mapas-conceituais-moreira. Acesso em: 17 out. 2019./*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores Previos y Aprendizaje Significativo. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESesp.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020./*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, set./dez. 2018./*ref*/MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006./*ref*/PEREIRA, Moisés Lobo D’Almada Alves; OLENKA, Laudileni; OLIVEIRA, Paloma Emanuelle Duarte Fernandes. Física em ação através de tirinhas e histórias em quadrinhos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 896-926, dez. 2016./*ref*/RIBEIRO, João Rafael; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; KOSCIANSKI, André. Organizadores prévios para aprendizagem significativa em Física: o formato curta de animação. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 167-183, set./dez. 2012./*ref*/SANCHES, Waltrudes Everton; SCHIMIGUEL; Juliano. Animações interativas como organizadores prévios para o ensino da Física. Acta Scientiae, v. 14, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2012./*ref*/SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014./*ref*/STONE, Carol Leth. A Meta-Analysis of Advance Organizer Studies. Journal Reading World, v. 22, n. 1, p. 194-199, 2015./*ref*/TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:25:57Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7690Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:25:57Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
title |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
spellingShingle |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área Loreian, Ingridy organizadores prévios; ensino de física; teoria da aprendizagem significativa; aprendizagem significativa |
title_short |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
title_full |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
title_fullStr |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
title_full_unstemmed |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
title_sort |
Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área |
author |
Loreian, Ingridy |
author_facet |
Loreian, Ingridy Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_role |
author |
author2 |
Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loreian, Ingridy Darroz, Luiz Marcelo Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizadores prévios; ensino de física; teoria da aprendizagem significativa; aprendizagem significativa |
topic |
organizadores prévios; ensino de física; teoria da aprendizagem significativa; aprendizagem significativa |
description |
A investigação relatada buscou identificar, na produção científica brasileira, os materiais utilizados como organizadores prévios em propostas que visam promover aprendizagens significativas de conceitos físicos. Mais especificamente, aborda-se o modo como a aplicação de organizadores prévios no processo de ensinar Física é apresentada em artigos de periódicos nacionais com Qualis A1 e A2, disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes, Área de Ensino, entre o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2019. Dos artigos encontrados, seis continham a expressão “organizadores prévios” no título, resumo e/ou nas palavras-chave, sendo incluídos no estudo. Todos foram analisados e classificados considerando os materiais utilizados como organizadores prévios e a sua aplicação no ensino de Física. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de recursos tecnológicos para esse fim. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7690 10.18542/amazrecm.v16i37.7690 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7690 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v16i37.7690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7690/6699 /*ref*/AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1978. /*ref*/AZEVEDO, Roberto Luiz de. Uso de organizadores prévios na aprendizagem significativa do eletromagnetismo. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 304-320, maio/ago. 2013. /*ref*/CARDOSO, Stenio Octávio de Oliveira; DICKMAN, Adriana Gomes. Simulação computacional aliada à Teoria da Aprendizagem Significativa: uma ferramenta para ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 2, p. 891-934, out. 2012. /*ref*/CHAVES, Alaor; SHELLARD, Ronald Cintra (Eds.). Física para o Brasil: pensando o futuro. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005. /*ref*/CUTRER, William B.; CASTRO, Danny; ROY, Kevin M.; TURNER, Teri L. Use of an expert concept map as an advance organizer to improve understanding of respiratory failure. Medical Teacher, v. 33, n. 12, p. 1018-1026, 2012. /*ref*/DARROZ, Luiz Marcelo; TREVISAN, Thais Lorençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciência e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 93-109, jan/jun. 2018. /*ref*/JOYCE, Bruce R; WEIL, Marsha. Models of teaching. 5. ed. Boston: Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996. /*ref*/MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008. /*ref*/MENEZES, Ana Paula Sá; KALHIL, Josefina Barrera. História das Ciências e TIC: organizador prévio no processo ensino-aprendizagem de Física na Amazônia. ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 144-150, 2009. /*ref*/MILLERSON, Gerald. Video production handbook. 3. ed. Great Britain: Focal Press, 2001. /*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. /*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012-2013. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/65504286/ausubel-aprendizagem-significativa-organizadores-previos-e-mapas-conceituais-moreira. Acesso em: 17 out. 2019. /*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores Previos y Aprendizaje Significativo. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESesp.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020. /*ref*/MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, set./dez. 2018. /*ref*/MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006. /*ref*/PEREIRA, Moisés Lobo D’Almada Alves; OLENKA, Laudileni; OLIVEIRA, Paloma Emanuelle Duarte Fernandes. Física em ação através de tirinhas e histórias em quadrinhos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 896-926, dez. 2016. /*ref*/RIBEIRO, João Rafael; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; KOSCIANSKI, André. Organizadores prévios para aprendizagem significativa em Física: o formato curta de animação. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 167-183, set./dez. 2012. /*ref*/SANCHES, Waltrudes Everton; SCHIMIGUEL; Juliano. Animações interativas como organizadores prévios para o ensino da Física. Acta Scientiae, v. 14, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2012. /*ref*/SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014. /*ref*/STONE, Carol Leth. A Meta-Analysis of Advance Organizer Studies. Journal Reading World, v. 22, n. 1, p. 194-199, 2015. /*ref*/TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 210-223 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 210-223 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465146713571328 |