O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Güllich, Roque Ismael da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Lenice Heloísa de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34433
Resumo: Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada. The problem that involves research on textbooks is recurrent, but lacks new meanings through research. This work sought to advance the discussion of interfaces that the textbook plays in conceptual production in science, pedagogical practices proposition, ideologies and production of conceptions about science and science education. To this end, we used qualitative research with documentary analysis to examine content through thematic categorization. We analyzed ten Science textbooks from different series, authors and collections, cataloged and in use at the Book Bank at public schools in Dourados-MS. The majority of the analysis revealed the presence of the category that expresses a reproductionist science vision in most of the textbooks frequency of 9:10. From the main issue binds the understanding that the books have taken the reproduction of scientific truths and generally compromising the construction of scientific knowledge in school. We found that the speech of the books's plot is authoritarian, and it strengthens the simplistic view of teaching and as logical positivism as conception of science. The conclusion points to the need to rethink the production modes of teaching in Sciences, a public policies review and reflection-in-action teaching staff through effective discussion about the textbook in programs of initial and ongoing training.
id UFMG-11_e8a1a9f1124c4b9e7c7b5643eb0d290e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34433
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?Livro Didático; Formação de Professores; Ensino de Ciências.Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada. The problem that involves research on textbooks is recurrent, but lacks new meanings through research. This work sought to advance the discussion of interfaces that the textbook plays in conceptual production in science, pedagogical practices proposition, ideologies and production of conceptions about science and science education. To this end, we used qualitative research with documentary analysis to examine content through thematic categorization. We analyzed ten Science textbooks from different series, authors and collections, cataloged and in use at the Book Bank at public schools in Dourados-MS. The majority of the analysis revealed the presence of the category that expresses a reproductionist science vision in most of the textbooks frequency of 9:10. From the main issue binds the understanding that the books have taken the reproduction of scientific truths and generally compromising the construction of scientific knowledge in school. We found that the speech of the books's plot is authoritarian, and it strengthens the simplistic view of teaching and as logical positivism as conception of science. The conclusion points to the need to rethink the production modes of teaching in Sciences, a public policies review and reflection-in-action teaching staff through effective discussion about the textbook in programs of initial and ongoing training.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3443310.1590/1983-21172013150210Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34433/27652Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessGüllich, Roque Ismael da Costa Silva, Lenice Heloísa de Arruda2021-07-06T22:24:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34433Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T22:24:15Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
title O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
spellingShingle O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
Güllich, Roque Ismael da Costa
Livro Didático; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
title_short O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
title_full O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
title_fullStr O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
title_full_unstemmed O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
title_sort O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS? EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?
author Güllich, Roque Ismael da Costa
author_facet Güllich, Roque Ismael da Costa
Silva, Lenice Heloísa de Arruda
author_role author
author2 Silva, Lenice Heloísa de Arruda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Güllich, Roque Ismael da Costa
Silva, Lenice Heloísa de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
topic Livro Didático; Formação de Professores; Ensino de Ciências.
description Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada. The problem that involves research on textbooks is recurrent, but lacks new meanings through research. This work sought to advance the discussion of interfaces that the textbook plays in conceptual production in science, pedagogical practices proposition, ideologies and production of conceptions about science and science education. To this end, we used qualitative research with documentary analysis to examine content through thematic categorization. We analyzed ten Science textbooks from different series, authors and collections, cataloged and in use at the Book Bank at public schools in Dourados-MS. The majority of the analysis revealed the presence of the category that expresses a reproductionist science vision in most of the textbooks frequency of 9:10. From the main issue binds the understanding that the books have taken the reproduction of scientific truths and generally compromising the construction of scientific knowledge in school. We found that the speech of the books's plot is authoritarian, and it strengthens the simplistic view of teaching and as logical positivism as conception of science. The conclusion points to the need to rethink the production modes of teaching in Sciences, a public policies review and reflection-in-action teaching staff through effective discussion about the textbook in programs of initial and ongoing training.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34433
10.1590/1983-21172013150210
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34433
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34433/27652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 2 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 2 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 2 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1788989915329986560