Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Jr., Antônio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Avanzi, Maria Rita, Gastal, Maria Luiza de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104
Resumo: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.
id UNB_7332e2b1e40b53ed17ba965b9ac4d608
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30889
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Araújo Jr., AntônioAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza de Araújo2018-01-04T19:15:38Z2018-01-04T19:15:38Z2017ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.Esta es una investigación-acción desarrollada entre estudiantes jóvenes y adultos de una escuela pública del Distrito Federal, Brasil. La articulación entre conocimiento escolar y conocimiento a partir de la experiencia ocurrió durante un taller en el cual contenidos de zoología fueron abordados a partir de la relación entre estudiantes y otros animales. Historias fueron compartidas en un círculo y los tex-tos producidos fueron exhibidos en un tendedero literario en el patio de la escuela. Nuestra propuesta está basada en las premisas de Paulo Freire y en sus conexiones con otros autores, segundo los cuales todo profesor es un profesor de lectura y escrita; la escuela es una instancia legítima para la construc-ción del conocimiento; todo proceso de aprendizaje es un ejercicio de relectura de nuestras propias experiencias. Esta investigación muestra que es posible organizar actividades que valoran la trayectoria de vida de cada uno de los sujetos sin fallar en la enseñanza de las Ciencias Naturales, con en benefi-cio de ayudar en la construcción de una memoria personal y colectiva.porengFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessUma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultosAn experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult studentsUna experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosHistória de vidareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdfARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdfapplication/pdf361002http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/1/ARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdf0f06a82e451c0e3ad7a34058b5bebaa8MD51open accessARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdfARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdfapplication/pdf334160http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/2/ARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdf61238061578958757b0712a6b5c31cfaMD52open access10482/308892023-05-24 20:49:04.473open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30889Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students
Una experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultos
title Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
spellingShingle Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
Araújo Jr., Antônio
Educação de jovens e adultos
História de vida
title_short Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
title_full Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
title_fullStr Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
title_full_unstemmed Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
title_sort Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos
author Araújo Jr., Antônio
author_facet Araújo Jr., Antônio
Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
author_role author
author2 Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Jr., Antônio
Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
História de vida
topic Educação de jovens e adultos
História de vida
description Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________
ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104
identifier_str_mv ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________
ARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30889
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/1/ARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30889/2/ARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f06a82e451c0e3ad7a34058b5bebaa8
61238061578958757b0712a6b5c31cfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573674517725184