(RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Wallace Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33365
Resumo: Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas. We present in this research a proposal that was developed with the Supervised Internship in Chemistry class' students at UFJF, in 2013. We sought to (re)think writing practices beyond the technical reports that are commonly developed during initial formation. In this sense, from school observations and studies on UFJF's premises, the students produced four reports, which were prepared in a dialogic process of writing and (re)writing. In conversation meetings, the students talked about writing processes at the internship discipline. In general, the trainees pointed out how essential this process of (re)writing reports during the two semesters, allowing a reflection on the practice and a deepening of the questions proposed.
id UFMG-11_f30b3acfd4217de485ef43423e6be890
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33365
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace AlvEscrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas. We present in this research a proposal that was developed with the Supervised Internship in Chemistry class' students at UFJF, in 2013. We sought to (re)think writing practices beyond the technical reports that are commonly developed during initial formation. In this sense, from school observations and studies on UFJF's premises, the students produced four reports, which were prepared in a dialogic process of writing and (re)writing. In conversation meetings, the students talked about writing processes at the internship discipline. In general, the trainees pointed out how essential this process of (re)writing reports during the two semesters, allowing a reflection on the practice and a deepening of the questions proposed.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3336510.1590/1983-21172016180308 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33365/26611Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Wallace Alves Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha 2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33365Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
title (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
spellingShingle (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
Cabral, Wallace Alves
Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.
title_short (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
title_full (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
title_fullStr (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
title_full_unstemmed (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
title_sort (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA: COM A PALAVRA, OS ESTAGIÁRIOS: (RE)THINKING WRITING PRACTICES ON SUPERVISED INTERNSHIP IN CHEMISTRY: INTERNS' POINT OF VIEW Wallace Alv
author Cabral, Wallace Alves
author_facet Cabral, Wallace Alves
Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
author_role author
author2 Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Wallace Alves
Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.
topic Escrita; Estágio Supervisionado; Formação de professores.
description Apresentamos nesta pesquisa uma proposta que foi desenvolvida com os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Química da UFJF no ano de 2013, buscando (re)pensar as práticas de escrita para além dos relatórios técnicos que comumente são desenvolvidos neste momento da formação inicial. Nesse sentido, a partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da UFJF, os estudantes produziram quatro relatos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e (re)escrita. Em uma roda de conversas, os estudantes falaram sobre esse movimento na disciplina de estágio. De modo geral, os estagiários apontaram como essencial esse processo de (re)escrever os relatos durante os dois semestres letivos, permitindo uma reflexão sobre a prática e um aprofundamento quanto às questões postas. We present in this research a proposal that was developed with the Supervised Internship in Chemistry class' students at UFJF, in 2013. We sought to (re)think writing practices beyond the technical reports that are commonly developed during initial formation. In this sense, from school observations and studies on UFJF's premises, the students produced four reports, which were prepared in a dialogic process of writing and (re)writing. In conversation meetings, the students talked about writing processes at the internship discipline. In general, the trainees pointed out how essential this process of (re)writing reports during the two semesters, allowing a reflection on the practice and a deepening of the questions proposed.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33365
10.1590/1983-21172016180308
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33365
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33365/26611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164110733312