PRODUCTION OF VIDEO CLASSES AND SPONTANEOUS WRITING AS INCLUSIVE STRATEGIES IN SUPERVISED INTERNSHIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Herikson Araújo de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Torres, Cicero Magerbio Gomes, Leite, Raquel Crosara Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16366
Resumo: Uma formação inicial inclusiva é aquela que preza pelo cuidado com as especificidades de seu corpo discente, valorizando suas potencialidades, acolhendo o diverso e equiparando oportunidades de aprendizagem. O presente artigo objetiva relatar a experiência com a produção de videoaulas e a escrita espontânea como estratégias didáticas de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, no Estágio Curricular Supervisionado. Trata-se de um trabalho do tipo descritivo, procedimentalmente classificado como um relato de experiência que, para além da mera descrição, intenciona, principalmente, trazer contribuições relevantes para os campos da discussão, troca e proposição de ideias que possam inspirar outras iniciativas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e da própria formação inicial de professores. Os resultados apontaram para a constatação de que a adoção de estratégias metodológicas apropriadas, como as que foram adotadas, têm papel preponderante no processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, favorecendo seu percurso formativo quando inserida no Estágio Curricular Supervisionado. Conclui-se pela efetividade das estratégias didáticas empregadas e pela necessidade de reformulações para o referido componente curricular, a serem realizadas pelas instituições que ofertam cursos de licenciaturas, para efeito de previsibilidade de rotas alternativas do seu cumprimento por licenciandos com deficiência intelectual.
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spelling PRODUCTION OF VIDEO CLASSES AND SPONTANEOUS WRITING AS INCLUSIVE STRATEGIES IN SUPERVISED INTERNSHIPPRODUCCIÓN DE VIDEOCLASES Y ESCRITURA ESPONTÁNEA COMO ESTRATEGIAS INCLUSIVAS EN LAS PRÁCTICAS SUPERVISADASPRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E ESCRITA ESPONTÂNEA COMO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOFormação inicialInclusão educacionalPessoa com deficiênciaInitial formationEducational inclusionPerson with a disabilityFormación inicialInclusión educativaPersona con discapacidadUma formação inicial inclusiva é aquela que preza pelo cuidado com as especificidades de seu corpo discente, valorizando suas potencialidades, acolhendo o diverso e equiparando oportunidades de aprendizagem. O presente artigo objetiva relatar a experiência com a produção de videoaulas e a escrita espontânea como estratégias didáticas de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, no Estágio Curricular Supervisionado. Trata-se de um trabalho do tipo descritivo, procedimentalmente classificado como um relato de experiência que, para além da mera descrição, intenciona, principalmente, trazer contribuições relevantes para os campos da discussão, troca e proposição de ideias que possam inspirar outras iniciativas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e da própria formação inicial de professores. Os resultados apontaram para a constatação de que a adoção de estratégias metodológicas apropriadas, como as que foram adotadas, têm papel preponderante no processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual, favorecendo seu percurso formativo quando inserida no Estágio Curricular Supervisionado. Conclui-se pela efetividade das estratégias didáticas empregadas e pela necessidade de reformulações para o referido componente curricular, a serem realizadas pelas instituições que ofertam cursos de licenciaturas, para efeito de previsibilidade de rotas alternativas do seu cumprimento por licenciandos com deficiência intelectual.Una formación inicial inclusiva es aquella que valora el cuidado de las especificidades de su alumnado, valorando su potencial, acogiendo la diversidad e igualando las oportunidades de aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia con la producción de videoclases y escritura espontánea como estrategias didácticas para la inclusión de personas con discapacidad intelectual en la Práctica Curricular Supervisada. Se trata de un trabajo descriptivo, catalogado procesalmente como un relato de experiencia que, más allá de la mera descripción, pretende principalmente aportar aportes relevantes a los campos de discusión, intercambio y propuesta de ideas que puedan inspirar otras iniciativas encaminadas a la inclusión de personas con discapacidad, en el contexto de la Práctica Curricular Supervisada y la propia formación inicial docente. Los resultados apuntaron a la observación de que la adopción de estrategias metodológicas adecuadas, como las adoptadas, juegan un papel preponderante en el proceso de inclusión de personas con discapacidad intelectual, favoreciendo su trayectoria formativa cuando se insertan en la Práctica Curricular Supervisada. Se concluye por la efectividad de las estrategias didácticas utilizadas y la necesidad de reformulaciones del mencionado componente curricular, a ser realizadas por las instituciones que ofrecen carreras de pregrado, con el fin de predecir rutas alternativas de cumplimiento por parte de los egresados con discapacidad intelectual.An inclusive initial training is one that values care for the specificities of its student body, valuing their potential, welcoming diversity and equalizing learning opportunities. This article aims to report the experience with the production of video classes and spontaneous writing as teaching strategies for the inclusion of people with intellectual disabilities in the Supervised Curricular Internship. This is a descriptive work, procedurally classified as an experience report that, beyond mere description, mainly intends to bring relevant contributions to the fields of discussion, exchange and proposition of ideas that can inspire other initiatives aimed at the inclusion of people with disabilities, in the context of the Supervised Curricular Internship and initial teacher training itself. The results pointed to the observation that the adoption of appropriate methodological strategies, such as those adopted, play a preponderant role in the process of inclusion of people with intellectual disabilities, favoring their training path when inserted in the Supervised Curricular Internship. It is concluded by the effectiveness of the teaching strategies used and the need for reformulations for the aforementioned curricular component, to be carried out by institutions that offer undergraduate courses, for the purpose of predicting alternative routes for compliance by graduates with intellectual disabilities.Universidade Federal de São Paulo2024-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/1636610.34024/olhares.2024.v12.16366Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 12 n. 1 (2024): Revista Olhares - UNIFESP - Publicação contínua (continuous publishing)2317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16366/12755Copyright (c) 2024 Herikson Araújo de Freitas, Cicero Magerbio Gomes Torres, Raquel Crosara Maia Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Herikson Araújo deTorres, Cicero Magerbio GomesLeite, Raquel Crosara Maia2024-07-05T17:37:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16366Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2024-07-05T17:37:20Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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