Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037 |
Resumo: | Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências. |
id |
UFMG-11_f835037c85ee46e3b9dcca6e8e22fd44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10037 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextualGeelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 37-58Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 37-58Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 37-581983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037/7010Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessEl-Hani, Charbel NiñoVicenzo Bizzo, Nélio Marco2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10037Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
title |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
spellingShingle |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual El-Hani, Charbel Niño |
title_short |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
title_full |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
title_fullStr |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
title_full_unstemmed |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
title_sort |
Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual |
author |
El-Hani, Charbel Niño |
author_facet |
El-Hani, Charbel Niño Vicenzo Bizzo, Nélio Marco |
author_role |
author |
author2 |
Vicenzo Bizzo, Nélio Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
El-Hani, Charbel Niño Vicenzo Bizzo, Nélio Marco |
description |
Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037/7010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 37-58 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 37-58 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 37-58 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162577715200 |