Aprender Matemática: Um conto de fadas ou uma história de terror?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo , Júlio César Resende
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Matias , Neyfsom Carlos Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52456
Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa cujo objetivo foi apurar os pensamentos relacionados à Matemática de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais e anos finais – e a partir disso identificar possíveis concepções acerca dessa disciplina e como elas se modificam no decorrer dos anos escolares. As concepções foram apuradas a partir da técnica Brainstorming, aplicada para 129 alunos, agrupados pelo ano escolar - 3°, 6°, 7° e 9° anos -, de escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. As comparações entre os grupos, realizadas a partir do teste de Qui-Quadrado, apontaram diferenças significativas. Observou-se que os discentes que se encontram em séries mais avançadas (6°, 7° e 9° anos) atribuem mais valores negativos à disciplina. Essas informações enfatizam a importância de diretores e professores, em parceria com pedagogos e psicólogos, desenvolverem estratégias a fim de evitar a aversão à Matemática.
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