Aprendendo e ensinando em ambiente de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcio Albano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37112
Resumo: O que me vem à mente quando penso em Matemática? No decorrer de minha formação acadêmica meu interesse se dividiu em duas grandes áreas: Matemática Aplicada e a Educação Matemática. Na intersecção desses dois grandes blocos da Matemática vejo a Modelagem Matemática. Essa, não é simplesmente uma forma de aplicar a Matemática, pois vai além. A Modelagem Matemática trata de investigar situações com problemas que pertencem à realidade, permitindo ao aluno um momento de pesquisa, para levantamento de dados e interação durante a aula. Esses problemas não têm apenas uma resposta, pois o aluno pode escolher os procedimentos e quais dados são importantes para ele. Em uma sala de aula podemos propor exercícios de várias maneiras, mas acredito que é preciso achar uma proposta de trabalho que permita ao aluno se envolver e interagir, para que a matemática não fique rotulada de disciplina da memorização de fórmulas e algoritmos. Ao invés de exigir dos alunos a memorização, podemos construir as fórmulas e procedimentos com eles. O presente trabalho propõe uma forma de condução de aulas, na qual o aluno é envolvido em todos os momentos, ora com mais intensidade, ora com menos intensidade. O mais importante é o envolvimento e interação do aluno, não sua intensidade. Por esse motivo, elaborei um projeto no qual, alunos de um pré-vestibular podem não só se envolver, mas contribuir de forma ativa nos seus processos de aprendizagem.
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