Ativismo brasileiro, práticas prefigurativas e desenvolvimento: : O caso dos “ocupas” no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales , Andre Luis Leite de Figueiredo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fontes , Flávio Fernandes, Yasui , Silvio, Vianna , Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49403
Resumo: Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, estudantes do estado de São Paulo ocuparam mais de 200 escolas de Ensino Médio protestando contra a reestruturação da rede de ensino. Trabalhando com distintas evidências, construímos um estudo de caso e o usamos para entender se e como essas insurreições ativistas são diferentes dos tradicionais protestos militantes brasileiros. Concluímos que práticas prefigurativas são o traço distintivo desses acontecimentos e usamos a teoria da Perspectiva Ativista Transformadora para explicitar o impacto dessas sobre o curso do desenvolvimento dos jovens ativistas.
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