Ativismo brasileiro, práticas prefigurativas e desenvolvimento: : O caso dos “ocupas” no estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49403 |
Resumo: | Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, estudantes do estado de São Paulo ocuparam mais de 200 escolas de Ensino Médio protestando contra a reestruturação da rede de ensino. Trabalhando com distintas evidências, construímos um estudo de caso e o usamos para entender se e como essas insurreições ativistas são diferentes dos tradicionais protestos militantes brasileiros. Concluímos que práticas prefigurativas são o traço distintivo desses acontecimentos e usamos a teoria da Perspectiva Ativista Transformadora para explicitar o impacto dessas sobre o curso do desenvolvimento dos jovens ativistas. |
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Ativismo brasileiro, práticas prefigurativas e desenvolvimento: : O caso dos “ocupas” no estado de São PauloProtestosAtivismoMovimentos sociaisPráticas prefigurativasPerspectiva Ativista TransformadoraEntre novembro de 2015 e janeiro de 2016, estudantes do estado de São Paulo ocuparam mais de 200 escolas de Ensino Médio protestando contra a reestruturação da rede de ensino. Trabalhando com distintas evidências, construímos um estudo de caso e o usamos para entender se e como essas insurreições ativistas são diferentes dos tradicionais protestos militantes brasileiros. Concluímos que práticas prefigurativas são o traço distintivo desses acontecimentos e usamos a teoria da Perspectiva Ativista Transformadora para explicitar o impacto dessas sobre o curso do desenvolvimento dos jovens ativistas.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2024-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49403Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 15 n. 2 (2022): Edição 15(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/49403/40053Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSales , Andre Luis Leite de FigueiredoFontes , Flávio FernandesYasui , SilvioVianna , Eduardo2024-01-23T02:19:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49403Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-01-23T02:19:27Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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