História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6212
Resumo: O presente artigo discute as possibilidades de análise da figura de Joana D’Arc, nos livros didáticos de História do Ensino Médio. Visando uma educação básica que esteja preocupada com uma sociedade mais igualitária, é preciso considerar uma história na perspectiva das mulheres. Isso significa trabalhar em consonância com um projeto de educação que se preocupe em desconstruir narrativas que excluam as mulheres do processo histórico, e que as colocam às margens dos livros didáticos de História. A partir da perspectiva feminista, consideramos que a categoria gênero é essencial para a análise da figura de Joana D’Arc. Com base nisso, consideramos a forma como sua imagem é apresentada e quais os discursos mobilizados para representar a heroína francesa. Realizamos nossa pesquisa em quatro livros do Ensino Médio de História, e construímos a análise em torno das narrativas apresentadas, questionando a forma como o material escolar apresenta-se, contribuindo, ou não, para uma história na perspectiva das mulheres.
id UFMG-14_3030aa8f9beb6ae860a4302d650048b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6212
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de históriagêneromulhereslivros didáticos de históriaO presente artigo discute as possibilidades de análise da figura de Joana D’Arc, nos livros didáticos de História do Ensino Médio. Visando uma educação básica que esteja preocupada com uma sociedade mais igualitária, é preciso considerar uma história na perspectiva das mulheres. Isso significa trabalhar em consonância com um projeto de educação que se preocupe em desconstruir narrativas que excluam as mulheres do processo histórico, e que as colocam às margens dos livros didáticos de História. A partir da perspectiva feminista, consideramos que a categoria gênero é essencial para a análise da figura de Joana D’Arc. Com base nisso, consideramos a forma como sua imagem é apresentada e quais os discursos mobilizados para representar a heroína francesa. Realizamos nossa pesquisa em quatro livros do Ensino Médio de História, e construímos a análise em torno das narrativas apresentadas, questionando a forma como o material escolar apresenta-se, contribuindo, ou não, para uma história na perspectiva das mulheres.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6212Temporalidades; Vol. 11 No. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)Temporalidades; v. 11 n. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)1984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCopyright (c) 2019 Rebecca Maria Queiroga Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rebecca Maria Queiroga2020-03-02T20:39:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6212Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-03-02T20:39:12Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
title História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
spellingShingle História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
gênero
mulheres
livros didáticos de história
title_short História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
title_full História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
title_fullStr História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
title_full_unstemmed História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
title_sort História das mulheres e representações: a figura de Joana d'Arc nos livros didáticos de história
author Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
author_facet Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
mulheres
livros didáticos de história
topic gênero
mulheres
livros didáticos de história
description O presente artigo discute as possibilidades de análise da figura de Joana D’Arc, nos livros didáticos de História do Ensino Médio. Visando uma educação básica que esteja preocupada com uma sociedade mais igualitária, é preciso considerar uma história na perspectiva das mulheres. Isso significa trabalhar em consonância com um projeto de educação que se preocupe em desconstruir narrativas que excluam as mulheres do processo histórico, e que as colocam às margens dos livros didáticos de História. A partir da perspectiva feminista, consideramos que a categoria gênero é essencial para a análise da figura de Joana D’Arc. Com base nisso, consideramos a forma como sua imagem é apresentada e quais os discursos mobilizados para representar a heroína francesa. Realizamos nossa pesquisa em quatro livros do Ensino Médio de História, e construímos a análise em torno das narrativas apresentadas, questionando a forma como o material escolar apresenta-se, contribuindo, ou não, para uma história na perspectiva das mulheres.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6212
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rebecca Maria Queiroga Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rebecca Maria Queiroga Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 11 No. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)
Temporalidades; v. 11 n. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675381720449024