A canção como ferramenta de luta política e social: os diferentes casos na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constante, Bruno Erbe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6106
Resumo: O trabalho abordará as diferentes manifestações populares musicais que foram se consolidando nos diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Cuba, Chile e Uruguai) a partir de diferentes atores políticos que tiveram, a partir de suas canções, um comprometimento com as disputas políticas e sociais pautadas pela sociedade. Com exceção de Cuba, todos os países aqui tratados estavam inseridos ou passando a integrar uma sociedade cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida.Primeiramente, refletirei sobre o movimento conhecido por “nueva canción latino-americana”, discorrendo sobre qual processo histórico e em que conjuntura ele se encontra inserido. Em seguida, analisarei como este movimento aconteceu em cada um dos países descritos acima, buscando ratificar que foi um movimento que buscou transcender as fronteiras imaginárias de cada nação, além de externar os principais cantores e canções compostas na época.
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