A canção como ferramenta de luta política e social: os diferentes casos na América Latina
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6106 |
Resumo: | O trabalho abordará as diferentes manifestações populares musicais que foram se consolidando nos diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Cuba, Chile e Uruguai) a partir de diferentes atores políticos que tiveram, a partir de suas canções, um comprometimento com as disputas políticas e sociais pautadas pela sociedade. Com exceção de Cuba, todos os países aqui tratados estavam inseridos ou passando a integrar uma sociedade cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida.Primeiramente, refletirei sobre o movimento conhecido por “nueva canción latino-americana”, discorrendo sobre qual processo histórico e em que conjuntura ele se encontra inserido. Em seguida, analisarei como este movimento aconteceu em cada um dos países descritos acima, buscando ratificar que foi um movimento que buscou transcender as fronteiras imaginárias de cada nação, além de externar os principais cantores e canções compostas na época. |
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A canção como ferramenta de luta política e social: os diferentes casos na América LatinaNueva canciónlatino-americanaAmérica LatinaO trabalho abordará as diferentes manifestações populares musicais que foram se consolidando nos diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Cuba, Chile e Uruguai) a partir de diferentes atores políticos que tiveram, a partir de suas canções, um comprometimento com as disputas políticas e sociais pautadas pela sociedade. Com exceção de Cuba, todos os países aqui tratados estavam inseridos ou passando a integrar uma sociedade cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida.Primeiramente, refletirei sobre o movimento conhecido por “nueva canción latino-americana”, discorrendo sobre qual processo histórico e em que conjuntura ele se encontra inserido. Em seguida, analisarei como este movimento aconteceu em cada um dos países descritos acima, buscando ratificar que foi um movimento que buscou transcender as fronteiras imaginárias de cada nação, além de externar os principais cantores e canções compostas na época.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2019-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6106Temporalidades; Vol. 10 No. 3 (2018): Edição 28 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.3 (set./dez. 2018); 109 - 123Temporalidades; v. 10 n. 3 (2018): Edição 28 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.3 (set./dez. 2018); 109 - 1231984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6106/9751Copyright (c) 2019 Bruno Erbe Constanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessConstante, Bruno Erbe2019-02-12T16:41:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6106Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-12T16:41:29Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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