História da formação de professores no Brasil colônia e império: um resgate histórico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5635 |
Resumo: | O artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que visa um resgate histórico acerca da formação de professores, especificamente no período colonial e imperial do Brasil. Tem como marco temporal a chegada dos jesuítas em 1549 até a proclamação da República em 1889. O problema central que o presente trabalho visa responder é: como se consolidou a formação de professores no Brasil, nos períodos mencionados? Foi intenção resgatar o processo pelo qual se consolidou esta formação, ressaltando seus desafios, dificuldades e até mesmo desestruturação.ABSTRACT: Article it is a literature that aims at a historical review about teacher training, specifically in the colonial and imperial period in Brazil. Its timeframe the arrival of the Jesuits in 1549 until the proclamation of the Republic in 1889. The main problem that this paper aims to answer is: how has established teacher education in Brazil, in the periods mentioned? It was intended to rescue the process by which consolidated this training, emphasizing its challenges, difficulties and even disintegration.KEYWORDS: Teacher Education, Colonial Brazil, Imperial Brazil. |
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História da formação de professores no Brasil colônia e império: um resgate históricoFormação de ProfessoresBrasil ColôniaBrasil ImpérioO artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que visa um resgate histórico acerca da formação de professores, especificamente no período colonial e imperial do Brasil. Tem como marco temporal a chegada dos jesuítas em 1549 até a proclamação da República em 1889. O problema central que o presente trabalho visa responder é: como se consolidou a formação de professores no Brasil, nos períodos mencionados? Foi intenção resgatar o processo pelo qual se consolidou esta formação, ressaltando seus desafios, dificuldades e até mesmo desestruturação.ABSTRACT: Article it is a literature that aims at a historical review about teacher training, specifically in the colonial and imperial period in Brazil. Its timeframe the arrival of the Jesuits in 1549 until the proclamation of the Republic in 1889. The main problem that this paper aims to answer is: how has established teacher education in Brazil, in the periods mentioned? It was intended to rescue the process by which consolidated this training, emphasizing its challenges, difficulties and even disintegration.KEYWORDS: Teacher Education, Colonial Brazil, Imperial Brazil.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5635Temporalidades; Vol. 7 No. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 410-434Temporalidades; v. 7 n. 2 (2015): Edição 17: Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 2 (mai./ago. 2015); 410-4341984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5635/3568Copyright (c) 2015 Márden de Pádua Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Márden de Pádua2019-02-01T19:43:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5635Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:41Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que visa um resgate histórico acerca da formação de professores, especificamente no período colonial e imperial do Brasil. Tem como marco temporal a chegada dos jesuítas em 1549 até a proclamação da República em 1889. O problema central que o presente trabalho visa responder é: como se consolidou a formação de professores no Brasil, nos períodos mencionados? Foi intenção resgatar o processo pelo qual se consolidou esta formação, ressaltando seus desafios, dificuldades e até mesmo desestruturação.ABSTRACT: Article it is a literature that aims at a historical review about teacher training, specifically in the colonial and imperial period in Brazil. Its timeframe the arrival of the Jesuits in 1549 until the proclamation of the Republic in 1889. The main problem that this paper aims to answer is: how has established teacher education in Brazil, in the periods mentioned? It was intended to rescue the process by which consolidated this training, emphasizing its challenges, difficulties and even disintegration.KEYWORDS: Teacher Education, Colonial Brazil, Imperial Brazil. |
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