Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Lucélia Souto da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Perinotto, André Riani Costa, Câmara, Samuel Façanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013
Resumo: O estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações.
id UFMG-16_521f35d13c3bcf447552ea5ff34fc292
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8013
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, BrazilAmbiência Inovadora e as Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria de Fortaleza-CE, BrasilAmbiência inovadoraHotelariaGestão de pessoasO estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações.Federal University of Minas Gerais2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/801310.29149/mtr.v8i3.8013Marketing & Tourism Review; Vol. 8 No. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 20232525-81762525-817610.29149/mtr.v8i3reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4002https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4003Copyright (c) 2023 Francisca Lucélia Souto da Silva, André Riani Costa Perinotto, Samuel Façanha Câmarahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisca Lucélia Souto daPerinotto, André Riani CostaCâmara, Samuel Façanha2023-09-21T17:22:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8013Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2023-09-21T17:22:43Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
Ambiência Inovadora e as Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria de Fortaleza-CE, Brasil
title Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
spellingShingle Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
Silva, Francisca Lucélia Souto da
Ambiência inovadora
Hotelaria
Gestão de pessoas
title_short Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
title_full Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
title_fullStr Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
title_full_unstemmed Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
title_sort Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
author Silva, Francisca Lucélia Souto da
author_facet Silva, Francisca Lucélia Souto da
Perinotto, André Riani Costa
Câmara, Samuel Façanha
author_role author
author2 Perinotto, André Riani Costa
Câmara, Samuel Façanha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Lucélia Souto da
Perinotto, André Riani Costa
Câmara, Samuel Façanha
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiência inovadora
Hotelaria
Gestão de pessoas
topic Ambiência inovadora
Hotelaria
Gestão de pessoas
description O estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013
10.29149/mtr.v8i3.8013
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v8i3.8013
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4002
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4003
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; Vol. 8 No. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023
Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v8i3
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033375121408