Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013 |
Resumo: | O estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações. |
id |
UFMG-16_521f35d13c3bcf447552ea5ff34fc292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8013 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, BrazilAmbiência Inovadora e as Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria de Fortaleza-CE, BrasilAmbiência inovadoraHotelariaGestão de pessoasO estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações.Federal University of Minas Gerais2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/801310.29149/mtr.v8i3.8013Marketing & Tourism Review; Vol. 8 No. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 20232525-81762525-817610.29149/mtr.v8i3reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4002https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4003Copyright (c) 2023 Francisca Lucélia Souto da Silva, André Riani Costa Perinotto, Samuel Façanha Câmarahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisca Lucélia Souto daPerinotto, André Riani CostaCâmara, Samuel Façanha2023-09-21T17:22:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8013Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2023-09-21T17:22:43Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil Ambiência Inovadora e as Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria de Fortaleza-CE, Brasil |
title |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
spellingShingle |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil Silva, Francisca Lucélia Souto da Ambiência inovadora Hotelaria Gestão de pessoas |
title_short |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
title_full |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
title_fullStr |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
title_full_unstemmed |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
title_sort |
Innovative Ambience and People Management Practices in the Hotel Industry of Fortaleza-CE, Brazil |
author |
Silva, Francisca Lucélia Souto da |
author_facet |
Silva, Francisca Lucélia Souto da Perinotto, André Riani Costa Câmara, Samuel Façanha |
author_role |
author |
author2 |
Perinotto, André Riani Costa Câmara, Samuel Façanha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Lucélia Souto da Perinotto, André Riani Costa Câmara, Samuel Façanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiência inovadora Hotelaria Gestão de pessoas |
topic |
Ambiência inovadora Hotelaria Gestão de pessoas |
description |
O estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013 10.29149/mtr.v8i3.8013 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v8i3.8013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4002 https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8013/4003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; Vol. 8 No. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023 Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v8i3 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033375121408 |