Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3845 |
Resumo: | Por seu caráter interdisciplinar, a ciência do Turismo pode se beneficiar de inúmeras maneiras das mais diversas abordagens que recebe, bem como dos mais distintos campos de conhecimento com os quais se relaciona. No caso deste artigo, busca-se expor referenciais de uma reflexão sobre como o CentroCultural Banco do Brasil Brasília (CCBB DF) apresenta a si mesmo e se constitui como espaço de visitação e acolhimento, por meio do discurso propagado no site (www.bb.com.br/cultura) e na página da instituição no Facebook (www.facebook.com/ccbb.brasilia). O recorte é para textos que trazem uma descrição do local, que narram sua história. Tendo a análise de discurso comometodologia, observa-se como o Banco do Brasil utiliza o interdiscurso para, enquanto espaço de visitação, construir e solidificar sua identidade cultural, reafirmando-se como grande promotor e difusor da arte. Ao mesmo tempo, o Centro interpela o visitante, disseminando sua memória institucionalizada econstitutiva, tanto em seu sítio eletrônico quanto em seu espaço físico. De um lado, uma apresentação em discurso direto e objetivo, como determina o texto contemporâneo. De outro, a presença da estrutura ideológica, na medida em que as redes sociais reproduzem modos de fala. A penetração no espaço turístico se dá pela categoria hospitalidade. É onde laços de sociabilidade são reorganizados e o poder da porta é reforçado. Os resultados sugerem que, por detrás do convite para que o visitante seja o protagonista da experiência turística, a linguagem corporaliza o símbolo da instituição financeira dentro de outros universos, instituindo, assim, uma relação com o interlocutor-visitante. |
id |
UFMG-16_dd0773d5196f1cb6eec63a1847993a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3845 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo CulturalTurismoHospitalidadeDiscurso.Por seu caráter interdisciplinar, a ciência do Turismo pode se beneficiar de inúmeras maneiras das mais diversas abordagens que recebe, bem como dos mais distintos campos de conhecimento com os quais se relaciona. No caso deste artigo, busca-se expor referenciais de uma reflexão sobre como o CentroCultural Banco do Brasil Brasília (CCBB DF) apresenta a si mesmo e se constitui como espaço de visitação e acolhimento, por meio do discurso propagado no site (www.bb.com.br/cultura) e na página da instituição no Facebook (www.facebook.com/ccbb.brasilia). O recorte é para textos que trazem uma descrição do local, que narram sua história. Tendo a análise de discurso comometodologia, observa-se como o Banco do Brasil utiliza o interdiscurso para, enquanto espaço de visitação, construir e solidificar sua identidade cultural, reafirmando-se como grande promotor e difusor da arte. Ao mesmo tempo, o Centro interpela o visitante, disseminando sua memória institucionalizada econstitutiva, tanto em seu sítio eletrônico quanto em seu espaço físico. De um lado, uma apresentação em discurso direto e objetivo, como determina o texto contemporâneo. De outro, a presença da estrutura ideológica, na medida em que as redes sociais reproduzem modos de fala. A penetração no espaço turístico se dá pela categoria hospitalidade. É onde laços de sociabilidade são reorganizados e o poder da porta é reforçado. Os resultados sugerem que, por detrás do convite para que o visitante seja o protagonista da experiência turística, a linguagem corporaliza o símbolo da instituição financeira dentro de outros universos, instituindo, assim, uma relação com o interlocutor-visitante.Federal University of Minas Gerais2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/384510.29149/mtr.v1i2.3845Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3845/pdfCopyright (c) 2016 Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adelaide Cristina Nascimento deBarroso, Eloísa Pereira2019-09-07T01:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3845Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:55Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
title |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
spellingShingle |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de Turismo Hospitalidade Discurso. |
title_short |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
title_full |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
title_fullStr |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
title_full_unstemmed |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
title_sort |
Estudos do Discurso no Contexto do CCBB Brasília: A Materialização de um Símbolo Financeiro em um Símbolo Cultural |
author |
Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de |
author_facet |
Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de Barroso, Eloísa Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Eloísa Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de Barroso, Eloísa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hospitalidade Discurso. |
topic |
Turismo Hospitalidade Discurso. |
description |
Por seu caráter interdisciplinar, a ciência do Turismo pode se beneficiar de inúmeras maneiras das mais diversas abordagens que recebe, bem como dos mais distintos campos de conhecimento com os quais se relaciona. No caso deste artigo, busca-se expor referenciais de uma reflexão sobre como o CentroCultural Banco do Brasil Brasília (CCBB DF) apresenta a si mesmo e se constitui como espaço de visitação e acolhimento, por meio do discurso propagado no site (www.bb.com.br/cultura) e na página da instituição no Facebook (www.facebook.com/ccbb.brasilia). O recorte é para textos que trazem uma descrição do local, que narram sua história. Tendo a análise de discurso comometodologia, observa-se como o Banco do Brasil utiliza o interdiscurso para, enquanto espaço de visitação, construir e solidificar sua identidade cultural, reafirmando-se como grande promotor e difusor da arte. Ao mesmo tempo, o Centro interpela o visitante, disseminando sua memória institucionalizada econstitutiva, tanto em seu sítio eletrônico quanto em seu espaço físico. De um lado, uma apresentação em discurso direto e objetivo, como determina o texto contemporâneo. De outro, a presença da estrutura ideológica, na medida em que as redes sociais reproduzem modos de fala. A penetração no espaço turístico se dá pela categoria hospitalidade. É onde laços de sociabilidade são reorganizados e o poder da porta é reforçado. Os resultados sugerem que, por detrás do convite para que o visitante seja o protagonista da experiência turística, a linguagem corporaliza o símbolo da instituição financeira dentro de outros universos, instituindo, assim, uma relação com o interlocutor-visitante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3845 10.29149/mtr.v1i2.3845 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3845 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v1i2.3845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3845/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barroso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira, Eloísa Pereira Barroso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016) Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v1i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033443278848 |