DEPRESSÃO: MAL DO SÉCULO OU DEMANDA DO SÉCULO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Suélen Matozo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Flávia Zimmerle Nóbrega da, Leão, André Luiz Maranhão de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2722
Resumo: Vivemos uma altíssima incidência de depressão da população mundial. A comunidade científica está cada vez mais longe de um consenso quanto às causas da doença, muito embora determinadas condutas terapêuticas sejam praticamente unanimidade, a exemplo da medicalização. O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito da medicalização, tomando como ponto de partida um aspecto dessa prática: o mercado. Partindo de uma abordagem macro e crítica de Marketing, assumimos o medicamento como uma commodity que, como tal, tem papel na manutenção de um regime de acumulação. Com base em pesquisa bibliográfica e utilizando dados secundários como ilustração, discutimos o papel do antidepressivo na articulação produção-consumo, o que sugere que o mercado é um importante fator da medicalização da depressão.
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