LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL DA PETROBRAS EM SEU DISCURSO SOCIOAMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1841 |
Resumo: | A construção da imagem organizacional envolve a autoapresentação dos elementos que a organização deseja projetar para a sociedade. Analisou-se o processo de legitimação da imagem organizacional por meio do discurso socioambiental da PETROBRAS presente no espaço midiático. Para tanto, buscaram-se matérias publicadas nas principais revistas e jornais on-line e comentários postados pelos leitores nas mesmas mídias sociais utilizadas pela empresa. Verificou-se que a empresa apresentou vultosa quantidade de informações pertinentes ao contexto socioambiental em suas mídias institucionais, com destaque ao blog “Fatos e Dados”. Talvez porque essa mídia teve maior destaque e capacidade de integração com os vários atores digitais, ela apresentou grande intensidade de comunicação e mereceu maior atenção dos pesquisadores. Quanto às táticas de legitimação ambiental (O’DONOVAN, 2002), observou-se o uso das três primeiras táticas e a ausência da quarta. Assim, percebeu-se esmero no discurso institucional, mas essa atitude não foi observada nas práticas organizacionais da PETROBRAS. |
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A construção da imagem organizacional envolve a autoapresentação dos elementos que a organização deseja projetar para a sociedade. Analisou-se o processo de legitimação da imagem organizacional por meio do discurso socioambiental da PETROBRAS presente no espaço midiático. Para tanto, buscaram-se matérias publicadas nas principais revistas e jornais on-line e comentários postados pelos leitores nas mesmas mídias sociais utilizadas pela empresa. Verificou-se que a empresa apresentou vultosa quantidade de informações pertinentes ao contexto socioambiental em suas mídias institucionais, com destaque ao blog “Fatos e Dados”. Talvez porque essa mídia teve maior destaque e capacidade de integração com os vários atores digitais, ela apresentou grande intensidade de comunicação e mereceu maior atenção dos pesquisadores. Quanto às táticas de legitimação ambiental (O’DONOVAN, 2002), observou-se o uso das três primeiras táticas e a ausência da quarta. Assim, percebeu-se esmero no discurso institucional, mas essa atitude não foi observada nas práticas organizacionais da PETROBRAS. |
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