Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188586 |
Resumo: | Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização. |
id |
UFRGS-2_5e7f0e3e51a312802250934cc410c6fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Magno Vieira daBaldissera, Rudimar2019-02-07T02:33:00Z20181807-1236http://hdl.handle.net/10183/188586001086410Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.In this article, Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) organization is studied considering the existence of symbolic attributes recognized and used by its organizational communication. Based on the concept of discursive ethos, applied as an analytical topic, four institutional advertisements of this company are studied to verify which discursive strategies are used to update and (re)affirm the attributes of “Brazilianness”, heroism, utility and necessity that surround the organization.En este trabajo se estudia la organización Petróleo Brasileiro S./A. – Petrobras teniendo en cuenta la existencia de atributos simbólicos reconocidos y utilizados por su comunicación organizacional. A partir de la noción de ethos discursivo, utilizado como tópico de análisis, se estudian cuatro anuncios de publicidad institucional de la empresa, y se busca verificar las estrategias discursivas utilizadas para actualizar y (re) afirmar los atributos de brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad relacionados con la organización.application/pdfporOrganicom : revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. Vol. 14, n. 27(2017), p. 134-146.Comunicação organizacionalPropaganda institucionalOrganizational communicationDiscoursive ethosInstitutional advertisingPetrobrasComunicación organizacionalEthos discursivoPublicidad institucionalPetrobrasBrasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da PetrobrasBrazilianness, heroism, utility, and necessity : the built of an ethos by Petrobras’s institutional advertisementBrasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad : la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086410.pdf.txt001086410.pdf.txtExtracted Texttext/plain42361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/2/001086410.pdf.txtfba29df0b72b7ed80f9861178db4f5e8MD52ORIGINAL001086410.pdfTexto completoapplication/pdf1782533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/1/001086410.pdf9679852f4ba6a3d6c616b73da7026056MD5110183/1885862024-09-27 06:34:12.941275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-27T09:34:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Brazilianness, heroism, utility, and necessity : the built of an ethos by Petrobras’s institutional advertisement |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad : la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobras |
title |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
spellingShingle |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras Silva, Magno Vieira da Comunicação organizacional Propaganda institucional Organizational communication Discoursive ethos Institutional advertising Petrobras Comunicación organizacional Ethos discursivo Publicidad institucional Petrobras |
title_short |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
title_full |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
title_fullStr |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
title_full_unstemmed |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
title_sort |
Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras |
author |
Silva, Magno Vieira da |
author_facet |
Silva, Magno Vieira da Baldissera, Rudimar |
author_role |
author |
author2 |
Baldissera, Rudimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Magno Vieira da Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Propaganda institucional |
topic |
Comunicação organizacional Propaganda institucional Organizational communication Discoursive ethos Institutional advertising Petrobras Comunicación organizacional Ethos discursivo Publicidad institucional Petrobras |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational communication Discoursive ethos Institutional advertising Petrobras |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Comunicación organizacional Ethos discursivo Publicidad institucional Petrobras |
description |
Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T02:33:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188586 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1236 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001086410 |
identifier_str_mv |
1807-1236 001086410 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organicom : revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. Vol. 14, n. 27(2017), p. 134-146. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/2/001086410.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/1/001086410.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fba29df0b72b7ed80f9861178db4f5e8 9679852f4ba6a3d6c616b73da7026056 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447681211826176 |