Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Magno Vieira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188586
Resumo: Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.
id UFRGS-2_5e7f0e3e51a312802250934cc410c6fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188586
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Magno Vieira daBaldissera, Rudimar2019-02-07T02:33:00Z20181807-1236http://hdl.handle.net/10183/188586001086410Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.In this article, Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) organization is studied considering the existence of symbolic attributes recognized and used by its organizational communication. Based on the concept of discursive ethos, applied as an analytical topic, four institutional advertisements of this company are studied to verify which discursive strategies are used to update and (re)affirm the attributes of “Brazilianness”, heroism, utility and necessity that surround the organization.En este trabajo se estudia la organización Petróleo Brasileiro S./A. – Petrobras teniendo en cuenta la existencia de atributos simbólicos reconocidos y utilizados por su comunicación organizacional. A partir de la noción de ethos discursivo, utilizado como tópico de análisis, se estudian cuatro anuncios de publicidad institucional de la empresa, y se busca verificar las estrategias discursivas utilizadas para actualizar y (re) afirmar los atributos de brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad relacionados con la organización.application/pdfporOrganicom : revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. Vol. 14, n. 27(2017), p. 134-146.Comunicação organizacionalPropaganda institucionalOrganizational communicationDiscoursive ethosInstitutional advertisingPetrobrasComunicación organizacionalEthos discursivoPublicidad institucionalPetrobrasBrasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da PetrobrasBrazilianness, heroism, utility, and necessity : the built of an ethos by Petrobras’s institutional advertisementBrasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad : la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086410.pdf.txt001086410.pdf.txtExtracted Texttext/plain42361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/2/001086410.pdf.txtfba29df0b72b7ed80f9861178db4f5e8MD52ORIGINAL001086410.pdfTexto completoapplication/pdf1782533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/1/001086410.pdf9679852f4ba6a3d6c616b73da7026056MD5110183/1885862024-05-23 06:43:22.528591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:43:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Brazilianness, heroism, utility, and necessity : the built of an ethos by Petrobras’s institutional advertisement
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad : la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobras
title Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
spellingShingle Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
Silva, Magno Vieira da
Comunicação organizacional
Propaganda institucional
Organizational communication
Discoursive ethos
Institutional advertising
Petrobras
Comunicación organizacional
Ethos discursivo
Publicidad institucional
Petrobras
title_short Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
title_full Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
title_fullStr Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
title_full_unstemmed Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
title_sort Brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade : a construção de um ethos pela propaganda institucional da Petrobras
author Silva, Magno Vieira da
author_facet Silva, Magno Vieira da
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Magno Vieira da
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Propaganda institucional
topic Comunicação organizacional
Propaganda institucional
Organizational communication
Discoursive ethos
Institutional advertising
Petrobras
Comunicación organizacional
Ethos discursivo
Publicidad institucional
Petrobras
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Discoursive ethos
Institutional advertising
Petrobras
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación organizacional
Ethos discursivo
Publicidad institucional
Petrobras
description Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:33:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188586
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086410
identifier_str_mv 1807-1236
001086410
url http://hdl.handle.net/10183/188586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organicom : revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. Vol. 14, n. 27(2017), p. 134-146.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/2/001086410.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188586/1/001086410.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fba29df0b72b7ed80f9861178db4f5e8
9679852f4ba6a3d6c616b73da7026056
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962499936256