Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad: la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobras
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144115 |
Resumo: | Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização. |
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Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad: la construcción de un ethos por la propaganda institucional de PetrobrasBrazilianness, heroism, utility, and necessity: the built of an ethos by Petrobras’s institutional advertisementBrasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade: a construção de um ethos pela propaganda institucional da PetrobrasOrganizational communicationDiscoursive ethosInstitutional advertisingPetrobrasComunicación organizacionalEthos discursivoPublicidad institucionalPetrobrasComunicação organizacionalEthos discursivoPropaganda institucionalPetrobrasNeste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização.En este trabajo se estudia la organización Petróleo Brasileiro S./A. – Petrobras teniendo en cuenta la existencia de atributos simbólicos reconocidos y utilizados por su comunicación organizacional. A partir de la noción de ethos discursivo, utilizado como tópico de análisis, se estudian cuatro anuncios de publicidad institucional de la empresa, y se busca verificar las estrategias discursivas utilizadas para actualizar y (re) afirmar los atributos de brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad relacionados con la organización.In this article, Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) organization is studied considering the existence of symbolic attributes recognized and used by its organizational communication. Based on the concept of discursive ethos, applied as an analytical topic, four institutional advertisements of this company are studied to verify which discursive strategies are used to update and (re)affirm the attributes of “Brazilianness”, heroism, utility and necessity that surround the organization.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/14411510.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144115Organicom; v. 14 n. 27 (2017): Comunicação, ética e integridade; 134-1462238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144115/138787Copyright (c) 2017 Magno Vieira da Silva, Rudimar Baldisserainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Magno Vieira daBaldissera, Rudimar2019-06-06T17:15:01Zoai:revistas.usp.br:article/144115Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:45.741221Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste trabalho, estuda-se a organização Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) considerando-se a existência de atributos simbólicos reconhecidos e utilizados por sua comunicação organizacional. A partir da noção de ethos discursivo, empregada como tópico analítico, estudam-se quatro propagandas institucionais da empresa, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar os atributos de brasilidade, heroísmo, utilidade e necessidade que envolvem a organização. |
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