NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542 |
Resumo: | A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória. |
id |
UFMG-19_5a2ba9be25fd74587385b0b0d463cb3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADOSistema de consumocomportamento do consumidor e novos produtos.A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/54210.21171/ges.v2i3.542Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 3 (2008): janeiro/junhoGestão e Sociedade; v. 2 n. 3 (2008): janeiro/junho1980-575610.21171/ges.v2i3reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542/521Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Mauro CalixtaPinto, Valéria Braga2016-12-28T16:12:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:21Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
spellingShingle |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO Tavares, Mauro Calixta Sistema de consumo comportamento do consumidor e novos produtos. |
title_short |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_full |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_fullStr |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_full_unstemmed |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
title_sort |
NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO |
author |
Tavares, Mauro Calixta |
author_facet |
Tavares, Mauro Calixta Pinto, Valéria Braga |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Valéria Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Mauro Calixta Pinto, Valéria Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de consumo comportamento do consumidor e novos produtos. |
topic |
Sistema de consumo comportamento do consumidor e novos produtos. |
description |
A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542 10.21171/ges.v2i3.542 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v2i3.542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542/521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 3 (2008): janeiro/junho Gestão e Sociedade; v. 2 n. 3 (2008): janeiro/junho 1980-5756 10.21171/ges.v2i3 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067418852392960 |