NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mauro Calixta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pinto, Valéria Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542
Resumo: A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória.
id UFMG-19_5a2ba9be25fd74587385b0b0d463cb3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADOSistema de consumocomportamento do consumidor e novos produtos.A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/54210.21171/ges.v2i3.542Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 3 (2008): janeiro/junhoGestão e Sociedade; v. 2 n. 3 (2008): janeiro/junho1980-575610.21171/ges.v2i3reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542/521Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Mauro CalixtaPinto, Valéria Braga2016-12-28T16:12:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:21Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
title NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
spellingShingle NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
Tavares, Mauro Calixta
Sistema de consumo
comportamento do consumidor e novos produtos.
title_short NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
title_full NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
title_fullStr NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
title_full_unstemmed NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
title_sort NOVOS PRODUTOS SOB O ENFOQUE DO SISTEMA DE CONSUMO E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
author Tavares, Mauro Calixta
author_facet Tavares, Mauro Calixta
Pinto, Valéria Braga
author_role author
author2 Pinto, Valéria Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Mauro Calixta
Pinto, Valéria Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de consumo
comportamento do consumidor e novos produtos.
topic Sistema de consumo
comportamento do consumidor e novos produtos.
description A orientação para o mercado tem sido abordada com suas possíveis implicações na estrutura, processos, pessoas, desenvolvimento de novos produtos, inovação e flexibilidade estratégica, entre outras possibilidades. O foco do presente capítulo é sobre sua relação com novos produtos sob a perspectiva de sistema de consumo. A partir de um estudo exploratório, os alunos de um programa de MBA, divididos em grupos, realizaram um trabalho envolvendo o consumo de vários produtos e serviços sob a perspectiva sistêmica, envolvendo levantamentos de fontes primárias, com a realização de entrevistas em profundidade. Identificou-se, após essa etapa inicial, a questão do desenvolvimento de novos produtos e serviços e a seguir, a orientação para o mercado das empresas fabricantes dos produtos selecionados. O tema escolhido para dar o suporte empírico a este artigo relaciona-se à lavagem doméstica de roupas considerada nos seus múltiplos episódios de consumo. Os resultados mostraram que a abordagem do consumo sob o enfoque sistêmico pode ser um recurso útil no desenvolvimento bem sucedido de novos produtos e indicativas do tipo de orientação para o mercado adotado pelas empresas estudadas. Ressaltam-se as limitações apresentadas por ser este estudo de natureza exploratória.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542
10.21171/ges.v2i3.542
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542
identifier_str_mv 10.21171/ges.v2i3.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/542/521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 2 No. 3 (2008): janeiro/junho
Gestão e Sociedade; v. 2 n. 3 (2008): janeiro/junho
1980-5756
10.21171/ges.v2i3
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067418852392960