FATORES QUE AFETAM A PERMANÊNCIA DOS DISCENTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Teresa Cristina Janes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Maria Aparecida da, Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
DOI: 10.21171/ges.v8i20.1994
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1994
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi analisar fatores que contribuem para a permanência de discentes em cursos de graduação na modalidade a distância. A amostra foi composta por 333 discentes do Curso de Graduação em Administração Pública, do Programa de Formação em Administração Pública – PNAP, ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Usando-se regressão logística, foi possível identificar os principais fatores que contribuem para a permanência dos discentes no curso analisado: o tipo de escola em que concluiu o ensino médio e a etnia. O discente que estudou o ensino médio em escola pública tem 2,87 vezes a chance de permanência do discente que estudou em escola privada e o discente da etnia branca tem menor chance de persistir se comparado ao discente da etnia preta. Esses resultados indicam que, para o público analisado, fatores associados à baixa renda são também associados a maior motivação para a conclusão do curso analisado.
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