School dropout in graduate distance education: evidence from a study in the interior of Brazil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143495 |
Resumo: | O rápido desenvolvimento e disseminação das tecnologias de informação nas últimas décadas permitiu uma grande expansão na oferta de cursos de graduação e pós- -graduação na modalidade a distância. Contudo, essa disseminação foi acompanhada por elevadas taxas de evasão, consistentemente reportadas em diferentes cursos e em diferentes países. Essa também é a realidade da educação a distância no Brasil: uma grande expansão, inclusive com a criação da Universidade Aberta do Brasil, porém com elevadas taxas de insucesso. Este estudo avaliou a evasão e suas causas em um curso de pós-graduação lato sensu do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), que visa formar gestores públicos no interior do Brasil. A elevada taxa de insucesso nesses cursos causa um entrave para que se atinjam os objetivos do programa, pois impede a formação de mão de obra justamente onde ela é mais necessária. Este artigo investiga os principais fatores que levam a esse fenômeno, por meio de análise documental e coleta de dados de alunos da Universidade Federal da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, via survey. Após a coleta, feita por meio da aplicação de questionários e entrevistas, procedeu-se a uma análise estatística dos dados que revelou um perfil de aluno da pós-graduação condizente com o reportado na literatura e propício à evasão. Verifica-se que, dado esse perfil de aluno, são necessárias algumas estratégias administrativas para que a evasão não seja tão elevada. As estratégias notoriamente não são suficientes para trazer a taxa de evasão a níveis aceitáveis, por outro lado, não desenvolvê-las garante sua não diminuição. |
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