Babesiose canina: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariele Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Keicy Sandy Silvestre de, Gonçalves, Samuel Ferreira, Oliveira, Yvana Camila de Morais, Alves, Rafael Oliveira David, Antunes, Flávio Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Ciências Agrárias (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044
Resumo: A babesiose canina, considerada uma hemoparasitose, é transmitida aos cães através da picada do carrapato contendo a Babesia spp. Os sinais clínicos variam em cada animal, podendo apresentar: anorexia, epistaxe, apatia, diarreia, febre, esplenomegalia, hemoglobinúria, icterícia e, quando não tratada, pode culminar na morte do animal. O diagnóstico pode ser realizado através de leitura das lâminas, em que se encontra o parasita na hemácia, teste Elisa, sorológico, entre outros. É importante diferenciá-la de outras hemoparasitoses para que o tratamento instaurado seja eficaz. Foi atendido na clínica veterinária Dog Clean um animal da raça Shi-tzu, fêmea, com dois anos de idade, pesando 4.450 kg, apresentando petéquias no corpo há cinco dias. No teste rápido para erliquiose canina, o resultado foi negativo. No esfregaço sanguíneo, foram visualizados protozoários do gênero Babesia spp. Realizou-se uma transfusão sanguínea após o primeiro hemograma, devido à baixa do hematócrito. Para continuidade do tratamento em casa, foi receitado, por via oral, omeprazol, doxiciclina, Same e prednisona.  Após 28 dias de tratamento o animal apresentou melhora do quadro e não evidenciou nenhuma alteração clínica. Ao realizar novos exames hematológicos, os resultados se mostraram normais sem nenhum achado na pesquisa de hemoparasitas, o que indica o sucesso do tratamento proposto. 
id UFMG-1_9bef327c3b1af4fd93a882067338839d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/3044
network_acronym_str UFMG-1
network_name_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository_id_str
spelling Babesiose canina: relato de casoBabesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitoses.Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitosis. .Doenças de cãesA babesiose canina, considerada uma hemoparasitose, é transmitida aos cães através da picada do carrapato contendo a Babesia spp. Os sinais clínicos variam em cada animal, podendo apresentar: anorexia, epistaxe, apatia, diarreia, febre, esplenomegalia, hemoglobinúria, icterícia e, quando não tratada, pode culminar na morte do animal. O diagnóstico pode ser realizado através de leitura das lâminas, em que se encontra o parasita na hemácia, teste Elisa, sorológico, entre outros. É importante diferenciá-la de outras hemoparasitoses para que o tratamento instaurado seja eficaz. Foi atendido na clínica veterinária Dog Clean um animal da raça Shi-tzu, fêmea, com dois anos de idade, pesando 4.450 kg, apresentando petéquias no corpo há cinco dias. No teste rápido para erliquiose canina, o resultado foi negativo. No esfregaço sanguíneo, foram visualizados protozoários do gênero Babesia spp. Realizou-se uma transfusão sanguínea após o primeiro hemograma, devido à baixa do hematócrito. Para continuidade do tratamento em casa, foi receitado, por via oral, omeprazol, doxiciclina, Same e prednisona.  Após 28 dias de tratamento o animal apresentou melhora do quadro e não evidenciou nenhuma alteração clínica. Ao realizar novos exames hematológicos, os resultados se mostraram normais sem nenhum achado na pesquisa de hemoparasitas, o que indica o sucesso do tratamento proposto. Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 43-47Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 43-472447-62181984-6738reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044/1856Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agráriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Mariele AlvesSouza, Keicy Sandy Silvestre deGonçalves, Samuel FerreiraOliveira, Yvana Camila de MoraisAlves, Rafael Oliveira DavidAntunes, Flávio Pinheiro2019-02-01T19:30:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/3044Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmgPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/oaiccaufmg@ica.ufmg.br2447-62181984-6738opendoar:2019-02-01T19:30:40Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Babesiose canina: relato de caso
title Babesiose canina: relato de caso
spellingShingle Babesiose canina: relato de caso
Pereira, Mariele Alves
Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitoses.Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitosis. .
Doenças de cães
title_short Babesiose canina: relato de caso
title_full Babesiose canina: relato de caso
title_fullStr Babesiose canina: relato de caso
title_full_unstemmed Babesiose canina: relato de caso
title_sort Babesiose canina: relato de caso
author Pereira, Mariele Alves
author_facet Pereira, Mariele Alves
Souza, Keicy Sandy Silvestre de
Gonçalves, Samuel Ferreira
Oliveira, Yvana Camila de Morais
Alves, Rafael Oliveira David
Antunes, Flávio Pinheiro
author_role author
author2 Souza, Keicy Sandy Silvestre de
Gonçalves, Samuel Ferreira
Oliveira, Yvana Camila de Morais
Alves, Rafael Oliveira David
Antunes, Flávio Pinheiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariele Alves
Souza, Keicy Sandy Silvestre de
Gonçalves, Samuel Ferreira
Oliveira, Yvana Camila de Morais
Alves, Rafael Oliveira David
Antunes, Flávio Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitoses.Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitosis. .
Doenças de cães
topic Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitoses.Babesia canis. Rhipicephalus sanguineus. hemoparasitosis. .
Doenças de cães
description A babesiose canina, considerada uma hemoparasitose, é transmitida aos cães através da picada do carrapato contendo a Babesia spp. Os sinais clínicos variam em cada animal, podendo apresentar: anorexia, epistaxe, apatia, diarreia, febre, esplenomegalia, hemoglobinúria, icterícia e, quando não tratada, pode culminar na morte do animal. O diagnóstico pode ser realizado através de leitura das lâminas, em que se encontra o parasita na hemácia, teste Elisa, sorológico, entre outros. É importante diferenciá-la de outras hemoparasitoses para que o tratamento instaurado seja eficaz. Foi atendido na clínica veterinária Dog Clean um animal da raça Shi-tzu, fêmea, com dois anos de idade, pesando 4.450 kg, apresentando petéquias no corpo há cinco dias. No teste rápido para erliquiose canina, o resultado foi negativo. No esfregaço sanguíneo, foram visualizados protozoários do gênero Babesia spp. Realizou-se uma transfusão sanguínea após o primeiro hemograma, devido à baixa do hematócrito. Para continuidade do tratamento em casa, foi receitado, por via oral, omeprazol, doxiciclina, Same e prednisona.  Após 28 dias de tratamento o animal apresentou melhora do quadro e não evidenciou nenhuma alteração clínica. Ao realizar novos exames hematológicos, os resultados se mostraram normais sem nenhum achado na pesquisa de hemoparasitas, o que indica o sucesso do tratamento proposto. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/3044/1856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno de Ciências Agrárias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian Sciences Journal; Vol. 10 No. 3 (2018); 43-47
Caderno de Ciências Agrárias; v. 10 n. 3 (2018); 43-47
2447-6218
1984-6738
reponame:Caderno de Ciências Agrárias (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Caderno de Ciências Agrárias (Online)
collection Caderno de Ciências Agrárias (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Ciências Agrárias (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ccaufmg@ica.ufmg.br
_version_ 1797042443425677312