Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular. |
id |
UFMG-20_cf3fcaf8296421bd4111b6b74ec8223a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/17025 |
network_acronym_str |
UFMG-20 |
network_name_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo HorizonteMuseu histórico Abílio Barreto (MhAB)Setor EducativoHistóriaPúblico escolar.Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025/13794Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia BeatrizDias Santos, Polianna Christinada Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17025Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
title |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz Museu histórico Abílio Barreto (MhAB) Setor Educativo História Público escolar. |
title_short |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
title_full |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
title_sort |
Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte |
author |
Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz |
author_facet |
Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz Dias Santos, Polianna Christina da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane |
author_role |
author |
author2 |
Dias Santos, Polianna Christina da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz Dias Santos, Polianna Christina da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu histórico Abílio Barreto (MhAB) Setor Educativo História Público escolar. |
topic |
Museu histórico Abílio Barreto (MhAB) Setor Educativo História Público escolar. |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025/13794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017 2237-6658 reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
collection |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
moci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1796797463426760704 |