Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias Santos, Polianna Christina, da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular.
id UFMG-20_cf3fcaf8296421bd4111b6b74ec8223a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17025
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo HorizonteMuseu histórico Abílio Barreto (MhAB)Setor EducativoHistóriaPúblico escolar.Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 20172237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025/13794Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia BeatrizDias Santos, Polianna Christinada Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane2023-04-07T03:44:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17025Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-07T03:44:04Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
title Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
spellingShingle Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz
Museu histórico Abílio Barreto (MhAB)
Setor Educativo
História
Público escolar.
title_short Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
title_full Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
title_fullStr Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
title_sort Relação Museu/Escola: O caso do Museu histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte
author Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz
author_facet Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz
Dias Santos, Polianna Christina
da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane
author_role author
author2 Dias Santos, Polianna Christina
da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo, Cláudia Beatriz
Dias Santos, Polianna Christina
da Silva Carlos Perfeito, Taynah Lilyane
dc.subject.por.fl_str_mv Museu histórico Abílio Barreto (MhAB)
Setor Educativo
História
Público escolar.
topic Museu histórico Abílio Barreto (MhAB)
Setor Educativo
História
Público escolar.
description Este trabalho apresenta um estudo de como as escolas de Belo Horizonte se utilizam do Museu histórico Abílio Barreto como ferramenta de complementação às disciplinas relativas à história da cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa (usando fichas do livro de registros em posse do setor educativo do Museu e o método da entrevista estruturada), o referido trabalho pretende mostrar como a temática da história da cidade está sendo tratada pelas disciplinas ao longo do ano, além de apresentar a visão dos professores sobre a visita ao Museu e entender as expectativas em torno e a partir dela. Como resultado, a pesquisa mostrou como o museu contribui para o ensino: por propiciar o contato com a materialidade da história no espaço, por possibilitar a liberdade de pensamento que a visita permite, por evidenciar a intenção dos professores em construir conhecimento através de atividades diversas e por ter impacto positivo sobre os alunos do contato com um aparelho cultural. Conclui-se, porém, a existência de um contraste de interesses: por um lado, o acervo do Museu se volta para a história oficial e, por outro, os professores buscando cada vez mais despertar nos estudantes novos olhares, suprindo as ausências do Museu, que pretende abordar a História da cidade, e a limitação da Escola, que se rende ao conteúdo curricular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17025/13794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463426760704