A influência do marketing nas bibliotecas universitárias: um estudo acerca da biblioteca da FATEC-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Aparecida Nascimento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Furtado, Maria Paloma de Oliveira, Souza, Irma Gracielle Carvalho de, Souza, Alexandre Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17461
Resumo: A Biblioteca universitária tem como finalidade reunir, divulgar, manter organizado, preservado e em constante condição de uso seu acervo composto por obras, em qualquer suporte midiático, de relevância e pertinência para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa, extensão da comunidade acadêmica. Neste contexto, tem-se no marketing um instrumento valioso na proposta de reestruturação e promoção das organizações, por estar inserido em todas as áreas de uma organização, incluindo as bibliotecas, depreende-se que por ser um bem intangível, a “informação” passa a ser insumo estratégico para tomada de decisão e construção do conhecimento. Neste sentido, o marketing mostra-se de grande valia para que ocorram mudanças positivas na imagem da biblioteca, otimizando o acesso e o uso a informação nas mais variadas ambiências. Deste modo, o estudo em tela, objetiva diagnosticar os aspectos positivos e negativos da Biblioteca Universitária da FACTEC, no intuito de propor ações estratégicas de Marketing com vistas a melhorar a dinâmica da biblioteca. O presente estudo caracteriza-se por ser do tipo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação direta e a entrevista semiestruturada. Propõe-se com tudo a implantação de um plano de marketing para biblioteca da FATEC no intuito de promover seus serviços e melhorar as relações entre o bibliotecário e usuários. Palavras-Chave: Biblioteca Universitária FATEC. Marketing.
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