Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulido, Carlos Bernal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
Texto Completo: https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/571
Resumo: Este documento avalia como a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) pode fortalecer a legitimidade nos processos de construção e reforma constitucional em democracias estáveis. A colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) gera oportunidades e desafios. Abre novas possibilidades para a participação de indivíduos e grupos antes excluídos da deliberação nos processos de construção constitucional, para a expressão de preferências políticas e a tomada de decisões. Também pode aumentar a autonomia, a igualdade e a transparência em tais processos. Sem embargo, ao mesmo tempo, esse tipo de estratégia cria o desafio de estabelecer restrições que permitam assegurar as possibilidades mencionadas e garantir que os atores relevantes participem de uma maneira significativa. De superar esse desafio depende o incremento da legitimidade nos processos de construção constitucional.
id UFMG-21_9cc4f31f147e040431a41ede33165a04
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/571
network_acronym_str UFMG-21
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
repository_id_str
spelling Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?Este documento avalia como a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) pode fortalecer a legitimidade nos processos de construção e reforma constitucional em democracias estáveis. A colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) gera oportunidades e desafios. Abre novas possibilidades para a participação de indivíduos e grupos antes excluídos da deliberação nos processos de construção constitucional, para a expressão de preferências políticas e a tomada de decisões. Também pode aumentar a autonomia, a igualdade e a transparência em tais processos. Sem embargo, ao mesmo tempo, esse tipo de estratégia cria o desafio de estabelecer restrições que permitam assegurar as possibilidades mencionadas e garantir que os atores relevantes participem de uma maneira significativa. De superar esse desafio depende o incremento da legitimidade nos processos de construção constitucional.RBEP2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/57110.9732/rbep.v116i0.571Brazilian Journal of Political Studies; Vol. 116 (2018): RBEP 116Revista Brasileña de Estudios Políticos; Vol. 116 (2018): RBEP 116Revista Brasileira de Estudos Políticos; v. 116 (2018): RBEP 1162359-57360034-7191reponame:Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/571/452Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos Políticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPulido, Carlos Bernal2018-08-03T13:38:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/571Revistahttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/indexONGhttps://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/oairbep.ufmg@gmail.com || ati@direito.ufmg.br2359-57360034-7191opendoar:2018-08-03T13:38:19Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
title Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
spellingShingle Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
Pulido, Carlos Bernal
title_short Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
title_full Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
title_fullStr Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
title_full_unstemmed Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
title_sort Pode a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional?
author Pulido, Carlos Bernal
author_facet Pulido, Carlos Bernal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulido, Carlos Bernal
description Este documento avalia como a colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) pode fortalecer a legitimidade nos processos de construção e reforma constitucional em democracias estáveis. A colaboração coletiva constitucional (constitutional crowdsourcing) gera oportunidades e desafios. Abre novas possibilidades para a participação de indivíduos e grupos antes excluídos da deliberação nos processos de construção constitucional, para a expressão de preferências políticas e a tomada de decisões. Também pode aumentar a autonomia, a igualdade e a transparência em tais processos. Sem embargo, ao mesmo tempo, esse tipo de estratégia cria o desafio de estabelecer restrições que permitam assegurar as possibilidades mencionadas e garantir que os atores relevantes participem de uma maneira significativa. De superar esse desafio depende o incremento da legitimidade nos processos de construção constitucional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/571
10.9732/rbep.v116i0.571
url https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/571
identifier_str_mv 10.9732/rbep.v116i0.571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://pos.direito.ufmg.br/rbep/index.php/rbep/article/view/571/452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos Políticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos Políticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBEP
publisher.none.fl_str_mv RBEP
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Political Studies; Vol. 116 (2018): RBEP 116
Revista Brasileña de Estudios Políticos; Vol. 116 (2018): RBEP 116
Revista Brasileira de Estudos Políticos; v. 116 (2018): RBEP 116
2359-5736
0034-7191
reponame:Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Políticos (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rbep.ufmg@gmail.com || ati@direito.ufmg.br
_version_ 1798042218474242048