A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS / A Youth and Adults Education and social movements: some notes
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9058 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para além de sua redução a uma modalidade de ensino, bem como discutir seu caráter marcadamente legal e oficial. Realiza-se uma crítica segundo a qual a EJA é sempre vista pela oferta educacional propiciada pelo Estado. Neste texto procuramos superar a concepção de EJA, em que ela é vista de forma fragmentada; EJA nas escolas, no campo, como formação profissional e outras. Sustentamos neste artigo como a EJA se constitui, a partir da sua relação com os movimentos sociais, como o conjunto de formas de aprendizagem que se dão no interior da produção e reprodução da existência. Nesse sentido, a EJA deve ser vista, no âmbito da sociedade civil, na perspectiva de que os diversos locais de prática social se constituem em espaços de educação-formação de jovens e adultos. Sinalizamos uma visão ampliada do fenômeno educativo, ancorada na busca da unidade entre as ações de mobilização e organização dos setores oprimidos e de todas as expressões de luta por uma nova hegemonia na sociedade. |
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A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS / A Youth and Adults Education and social movements: some notesEducação de Jovens e AdultosMovimentos sociaisFormação Humana370.05Este trabalho visa analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para além de sua redução a uma modalidade de ensino, bem como discutir seu caráter marcadamente legal e oficial. Realiza-se uma crítica segundo a qual a EJA é sempre vista pela oferta educacional propiciada pelo Estado. Neste texto procuramos superar a concepção de EJA, em que ela é vista de forma fragmentada; EJA nas escolas, no campo, como formação profissional e outras. Sustentamos neste artigo como a EJA se constitui, a partir da sua relação com os movimentos sociais, como o conjunto de formas de aprendizagem que se dão no interior da produção e reprodução da existência. Nesse sentido, a EJA deve ser vista, no âmbito da sociedade civil, na perspectiva de que os diversos locais de prática social se constituem em espaços de educação-formação de jovens e adultos. Sinalizamos uma visão ampliada do fenômeno educativo, ancorada na busca da unidade entre as ações de mobilização e organização dos setores oprimidos e de todas as expressões de luta por uma nova hegemonia na sociedade. Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9058Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 105-124Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 105-124Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 105-124Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 105-1242238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9058/6517Rezende, Roberto Márcio Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9058Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:52Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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