A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS / A Youth and Adults Education and social movements: some notes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Roberto Márcio Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9058
Resumo: Este trabalho visa analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para além de sua redução a uma modalidade de ensino, bem como discutir seu caráter marcadamente legal e oficial. Realiza-se uma crítica segundo a qual a EJA é sempre vista pela oferta educacional propiciada pelo Estado. Neste texto procuramos superar a concepção de EJA, em que ela é vista de forma fragmentada; EJA nas escolas, no campo, como formação profissional e outras. Sustentamos neste artigo como a EJA se constitui, a partir da sua relação com os movimentos sociais, como o conjunto de formas de aprendizagem que se dão no interior da produção e reprodução da existência. Nesse sentido, a EJA deve ser vista, no âmbito da sociedade civil, na perspectiva de que os diversos locais de prática social se constituem em espaços de educação-formação de jovens e adultos. Sinalizamos uma visão ampliada do fenômeno educativo, ancorada na busca da unidade entre as ações de mobilização e organização dos setores oprimidos e de todas as expressões de luta por uma nova hegemonia na sociedade.
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