UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arlete Ramos dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Gilvan dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780
Resumo: Este artigo traz como enfoque a configuração da EJA na Educação do Campo, analisando historicamente como essas duas modalidades de ensino foram pensadas na história da educação brasileira e observando qual o campo da EJA na Educação do Campo. Para tanto, far-se-á um estudo de como tais modalidades adquiriram essas nomenclaturas, inserindo-as no âmbito das políticas e dos paradigmas educacionais que têm sido implementados no Brasil, adotando como metodologia uma revisão de literatura. Dentre os estudiosos pesquisados, há autores que tratam especificamente da EJA, como Paiva, Haddad, Soares; e há outros que se referem à Educação do Campo, como Caldart, Santos, Calazans. Existem, ainda, autores que são utilizados para fundamentar os estudos das duas modalidades, a exemplo de Freire.Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que a EJA, vista como modalidade de ensino, faz parte da Educação do Campo e ambas foram objeto de muitos debates e enfrentamentos entre os movimentos sociais, intelectuais e camponeses para garantir uma educação de qualidade e uma implementação com pressupostos teóricos e epistemológicos voltados para a emancipação humana e a transformação social. Portanto, esse embate não aconteceu de forma fragmentada, mas concomitantemente, pois, quando se luta pela Educação do Campo, luta-se também pela EJA no campo, uma vez que uma já faz parte da outra.
id UFMG-23_f48f957271add54ea564f5c6ed1e17ef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8780
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJAEducação de Jovens e AdultosEducação do CampoMovimentos Sociais370.05Este artigo traz como enfoque a configuração da EJA na Educação do Campo, analisando historicamente como essas duas modalidades de ensino foram pensadas na história da educação brasileira e observando qual o campo da EJA na Educação do Campo. Para tanto, far-se-á um estudo de como tais modalidades adquiriram essas nomenclaturas, inserindo-as no âmbito das políticas e dos paradigmas educacionais que têm sido implementados no Brasil, adotando como metodologia uma revisão de literatura. Dentre os estudiosos pesquisados, há autores que tratam especificamente da EJA, como Paiva, Haddad, Soares; e há outros que se referem à Educação do Campo, como Caldart, Santos, Calazans. Existem, ainda, autores que são utilizados para fundamentar os estudos das duas modalidades, a exemplo de Freire.Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que a EJA, vista como modalidade de ensino, faz parte da Educação do Campo e ambas foram objeto de muitos debates e enfrentamentos entre os movimentos sociais, intelectuais e camponeses para garantir uma educação de qualidade e uma implementação com pressupostos teóricos e epistemológicos voltados para a emancipação humana e a transformação social. Portanto, esse embate não aconteceu de forma fragmentada, mas concomitantemente, pois, quando se luta pela Educação do Campo, luta-se também pela EJA no campo, uma vez que uma já faz parte da outra.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-2562238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780/6285Santos, Arlete Ramos dosSousa, Gilvan dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8780Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:23Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
title UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
spellingShingle UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
Santos, Arlete Ramos dos
Educação de Jovens e Adultos
Educação do Campo
Movimentos Sociais
370.05
title_short UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
title_full UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
title_fullStr UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
title_full_unstemmed UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
title_sort UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A EJA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO / Educational policies: a study of the relationship between Education of the Field and EJA
author Santos, Arlete Ramos dos
author_facet Santos, Arlete Ramos dos
Sousa, Gilvan dos Santos
author_role author
author2 Sousa, Gilvan dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arlete Ramos dos
Sousa, Gilvan dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação do Campo
Movimentos Sociais
370.05
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação do Campo
Movimentos Sociais
370.05
description Este artigo traz como enfoque a configuração da EJA na Educação do Campo, analisando historicamente como essas duas modalidades de ensino foram pensadas na história da educação brasileira e observando qual o campo da EJA na Educação do Campo. Para tanto, far-se-á um estudo de como tais modalidades adquiriram essas nomenclaturas, inserindo-as no âmbito das políticas e dos paradigmas educacionais que têm sido implementados no Brasil, adotando como metodologia uma revisão de literatura. Dentre os estudiosos pesquisados, há autores que tratam especificamente da EJA, como Paiva, Haddad, Soares; e há outros que se referem à Educação do Campo, como Caldart, Santos, Calazans. Existem, ainda, autores que são utilizados para fundamentar os estudos das duas modalidades, a exemplo de Freire.Com base na pesquisa realizada, concluiu-se que a EJA, vista como modalidade de ensino, faz parte da Educação do Campo e ambas foram objeto de muitos debates e enfrentamentos entre os movimentos sociais, intelectuais e camponeses para garantir uma educação de qualidade e uma implementação com pressupostos teóricos e epistemológicos voltados para a emancipação humana e a transformação social. Portanto, esse embate não aconteceu de forma fragmentada, mas concomitantemente, pois, quando se luta pela Educação do Campo, luta-se também pela EJA no campo, uma vez que uma já faz parte da outra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8780/6285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256
Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 237-256
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511726436352