Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Estelina Souto do
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Santos,Geralda Fortina dos, Caldeira,Valda da Penha, Teixeira,Virgínia Mascarenhas Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400030
Resumo: Pretende-se com este estudo refletir sobre a formação por competência do enfermeiro a partir da compreensão da alternância como condição necessária para a articulação teoria e prática, bem como discutir questões relativas à formação por competências e à profissionalização. Buscou-se a ampliação do entendimento do sentido de competência e da articulação entre teoria e prática. Discute-se a noção de profissionalização e formas de trabalhar competências conforme diferentes abordagens e objetivos distintos, chegando-se ao entendimento de competência como agir em situação, o que traz envolvimento para a formação e aponta para o pensamento contextual e complexo. Finalmente, indica-se a alternância como dispositivo para a formação profissional do enfermeiro.
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