IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937 |
Resumo: | A noção de profissionalização ressurge com força nos discursos educacionais da virada do século. Uma ênfase na profissionalização de docentes e gestores têm sido observada do contexto global ao local. Neste artigo, pretendemos discutir a política de profissionalização docente articulada às mudanças que estão sendo implementadas no campo da gestão educacional. A influência do gerencialismo na educação pode ser verificada na linguagem e, fundamentalmente, na reorientação das práticas de gestão que se desenvolvem no interior das instituições educacionais. Promove a individualização, a destruição de solidariedades e introduz novas formas de regulação da educação. |
id |
UFMG-23_1ae61772f29269b96887263a02e8331e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8937 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTEEducaçãotrabalho docenteprofissionalização A noção de profissionalização ressurge com força nos discursos educacionais da virada do século. Uma ênfase na profissionalização de docentes e gestores têm sido observada do contexto global ao local. Neste artigo, pretendemos discutir a política de profissionalização docente articulada às mudanças que estão sendo implementadas no campo da gestão educacional. A influência do gerencialismo na educação pode ser verificada na linguagem e, fundamentalmente, na reorientação das práticas de gestão que se desenvolvem no interior das instituições educacionais. Promove a individualização, a destruição de solidariedades e introduz novas formas de regulação da educação. Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937Trabalho & Educação; Vol. 13 No. 2 (2004); 113-125Trabalho & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2004); 113-125Trabalho & Educação; Vol. 13 No 2 (2004); 113-125Trabalho & Educação; v. 13 n. 2 (2004); 113-1252238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937/6426Shiroma, Eneida Otoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8937Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:40Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
title |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE Shiroma, Eneida Oto Educação trabalho docente profissionalização |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE PROFISSIONALIZAÇÃO SOBRE A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE |
author |
Shiroma, Eneida Oto |
author_facet |
Shiroma, Eneida Oto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiroma, Eneida Oto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação trabalho docente profissionalização |
topic |
Educação trabalho docente profissionalização |
description |
A noção de profissionalização ressurge com força nos discursos educacionais da virada do século. Uma ênfase na profissionalização de docentes e gestores têm sido observada do contexto global ao local. Neste artigo, pretendemos discutir a política de profissionalização docente articulada às mudanças que estão sendo implementadas no campo da gestão educacional. A influência do gerencialismo na educação pode ser verificada na linguagem e, fundamentalmente, na reorientação das práticas de gestão que se desenvolvem no interior das instituições educacionais. Promove a individualização, a destruição de solidariedades e introduz novas formas de regulação da educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8937/6426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 13 No. 2 (2004); 113-125 Trabalho & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2004); 113-125 Trabalho & Educação; Vol. 13 No 2 (2004); 113-125 Trabalho & Educação; v. 13 n. 2 (2004); 113-125 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512173129728 |