A PEDAGOGIA A DISTÂNCIA COMO REDIMENSIONAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO / The Distance Pedagogy as redimensioning in the teachers formation for Childhood Education: the supervised training
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8701 |
Resumo: | Neste artigo procuramos refletir acerca da formação de professores no Brasil, especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Federal da Paraíba e o papel do estágio supervisionado como eixo articulador inter/transdisciplinar e preparador para o trabalho do pedagogo-docente para a Educação Infantil. Este trabalho é resultado de reflexões realizadas a partir da nossa experiência como docente do referido curso, no componente curricular Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil I e VII. Atuar nas etapas iniciais e finais desse curso possibilita o acompanhamento da importância do estágio na formação dos docentes. Embasado em autores que discutem a Educação a Distância, a formação docente nos cursos de Pedagogia e o estágio supervisionado, utilizamos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos, preliminarmente, que a ampliação dos espaços de formação de docentes no curso de Pedagogia, modalidade a distância, se coloca como um desafio aos educadores, pois ainda há um grande espaço a ser alcançado para elevar a educação aos espaços das Tecnologias de Informação e Comunicação. |
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A PEDAGOGIA A DISTÂNCIA COMO REDIMENSIONAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO / The Distance Pedagogy as redimensioning in the teachers formation for Childhood Education: the supervised trainingPedagogiaformação de professoreseducação à distânciaestágio supervisionado370Neste artigo procuramos refletir acerca da formação de professores no Brasil, especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Federal da Paraíba e o papel do estágio supervisionado como eixo articulador inter/transdisciplinar e preparador para o trabalho do pedagogo-docente para a Educação Infantil. Este trabalho é resultado de reflexões realizadas a partir da nossa experiência como docente do referido curso, no componente curricular Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil I e VII. Atuar nas etapas iniciais e finais desse curso possibilita o acompanhamento da importância do estágio na formação dos docentes. Embasado em autores que discutem a Educação a Distância, a formação docente nos cursos de Pedagogia e o estágio supervisionado, utilizamos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos, preliminarmente, que a ampliação dos espaços de formação de docentes no curso de Pedagogia, modalidade a distância, se coloca como um desafio aos educadores, pois ainda há um grande espaço a ser alcançado para elevar a educação aos espaços das Tecnologias de Informação e Comunicação.Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8701Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 3 (2011); 11-24Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 3 (2011); 11-24Trabalho & Educação; Vol. 20 No 3 (2011); 11-24Trabalho & Educação; v. 20 n. 3 (2011); 11-242238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8701/6208Salgueiro, Marileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8701Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:14Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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