A PESQUISA E SUA ESCRITA: QUESTÃO DE ESTILO E AUTORIA | Research and writing: a matter of style and authorship
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9483 |
Resumo: | In this article, we will address the problems, dilemmas, and challenges in the relationship of the researcher with his or her object of research, as well as the advisor-advisee relationship, and to what extent these conscious/unconscious relationships interfere and/or clarify research results. Our interest in the subject stems from the difficulties experienced and observed in our trajectory of researchers and professors responsible for guiding students in making their theses and dissertations. Our experience shows a slow and laborious process of choosing the object of research, research development, and production of the script, which may (or may not) result in the final work of a master’s or doctorate degree, or a potential article to be published for the scientific community. The contribution of psychoanalysis, clinical method, and theory of implication focuses on the presentation and analysis of experience concerning research development and writing a thesis and dissertation. ___No presente artigo, abordamos os embaraços, os impasses e os desafios contidos na relação do pesquisador com seu objeto de pesquisa, bem como na relação do(a) orientador(a) com o(a) orientando(a), analisando em que medida as relações conscientes/inconscientes interferem e/ou elucidam os resultados da pesquisa. Nosso interesse no tema tem origem nas dificuldades vivenciadas e observadas em nossa trajetória de pesquisadoras e professoras responsáveis pela orientação de alunos(as) na realização de suas dissertações e teses. Nossa experiência evidencia um lento e trabalhoso processo de escolha do objeto de pesquisa, de desenvolvimento da pesquisa e de produção da escrita que resultará, ou não, no trabalho final de um(a) mestrando(a) ou doutorando(a) ou em um possível artigo a ser divulgado para a comunidade científica. O aporte da psicanálise, do método clínico e da teoria da implicação incide na apresentação e na análise de experiência de desenvolvimento das pesquisas e das escritas de uma tese e de uma dissertação. |
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A PESQUISA E SUA ESCRITA: QUESTÃO DE ESTILO E AUTORIA | Research and writing: a matter of style and authorshipImpasses na PesquisaEstilo e Autoria na EscritaRelação Orientador(a)-orientando(a)Impasses in researchStyle and authorship in writingAdvisor-advisee relationship370.05In this article, we will address the problems, dilemmas, and challenges in the relationship of the researcher with his or her object of research, as well as the advisor-advisee relationship, and to what extent these conscious/unconscious relationships interfere and/or clarify research results. Our interest in the subject stems from the difficulties experienced and observed in our trajectory of researchers and professors responsible for guiding students in making their theses and dissertations. Our experience shows a slow and laborious process of choosing the object of research, research development, and production of the script, which may (or may not) result in the final work of a master’s or doctorate degree, or a potential article to be published for the scientific community. The contribution of psychoanalysis, clinical method, and theory of implication focuses on the presentation and analysis of experience concerning research development and writing a thesis and dissertation. ___No presente artigo, abordamos os embaraços, os impasses e os desafios contidos na relação do pesquisador com seu objeto de pesquisa, bem como na relação do(a) orientador(a) com o(a) orientando(a), analisando em que medida as relações conscientes/inconscientes interferem e/ou elucidam os resultados da pesquisa. Nosso interesse no tema tem origem nas dificuldades vivenciadas e observadas em nossa trajetória de pesquisadoras e professoras responsáveis pela orientação de alunos(as) na realização de suas dissertações e teses. Nossa experiência evidencia um lento e trabalhoso processo de escolha do objeto de pesquisa, de desenvolvimento da pesquisa e de produção da escrita que resultará, ou não, no trabalho final de um(a) mestrando(a) ou doutorando(a) ou em um possível artigo a ser divulgado para a comunidade científica. O aporte da psicanálise, do método clínico e da teoria da implicação incide na apresentação e na análise de experiência de desenvolvimento das pesquisas e das escritas de uma tese e de uma dissertação.Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9483Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 235-248Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 235-248Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 235-248Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 235-2482238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9483/6775Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, MargarethSantos, Eloisa Helena2019-02-01T19:52:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9483Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:41Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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