A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269 |
Resumo: | A questão que motivou o presente trabalho foi analisar os processos da gestão escolar nos discursos de alunos egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da análise da Teoria das Competências. Os discursos foram captados através da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), referentes à primeira turma deste curso, no período de 2008 a 2009. O problema que orienta o estudo é: Qual identidade de gestor escolar essa Lógica da Competência pretende construir? Quais subjetividades são construídas nos processos de individualização das relações de trabalho e da formação profissional desse gestor escolar? O objetivo geral foi o de analisar 59 TCCs e capturar, através das mensagens presentes nos textos, o discurso dos alunos egressos sobre os processos da gestão escolar, considerando as variáveis relacionadas ao trabalho do gestor no contexto da gestão e à formação dos processos de trabalho do gestor escolar... |
id |
UFMG-23_502b59cf52e6615db076f17eb405d83e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9269 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and jobGestão escolarTrabalho do gestor escolarFormação do trabalho do gestor escolarLógica das competências370.05A questão que motivou o presente trabalho foi analisar os processos da gestão escolar nos discursos de alunos egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da análise da Teoria das Competências. Os discursos foram captados através da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), referentes à primeira turma deste curso, no período de 2008 a 2009. O problema que orienta o estudo é: Qual identidade de gestor escolar essa Lógica da Competência pretende construir? Quais subjetividades são construídas nos processos de individualização das relações de trabalho e da formação profissional desse gestor escolar? O objetivo geral foi o de analisar 59 TCCs e capturar, através das mensagens presentes nos textos, o discurso dos alunos egressos sobre os processos da gestão escolar, considerando as variáveis relacionadas ao trabalho do gestor no contexto da gestão e à formação dos processos de trabalho do gestor escolar... Universidade Federal de Minas Gerais2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia Análise de Conteúdo.application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-2852238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269/6661Daniel, Mírian Queiroz de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9269Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:16Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
title |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
spellingShingle |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job Daniel, Mírian Queiroz de Souza Gestão escolar Trabalho do gestor escolar Formação do trabalho do gestor escolar Lógica das competências 370.05 |
title_short |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
title_full |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
title_fullStr |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
title_sort |
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job |
author |
Daniel, Mírian Queiroz de Souza |
author_facet |
Daniel, Mírian Queiroz de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Mírian Queiroz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Trabalho do gestor escolar Formação do trabalho do gestor escolar Lógica das competências 370.05 |
topic |
Gestão escolar Trabalho do gestor escolar Formação do trabalho do gestor escolar Lógica das competências 370.05 |
description |
A questão que motivou o presente trabalho foi analisar os processos da gestão escolar nos discursos de alunos egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da análise da Teoria das Competências. Os discursos foram captados através da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), referentes à primeira turma deste curso, no período de 2008 a 2009. O problema que orienta o estudo é: Qual identidade de gestor escolar essa Lógica da Competência pretende construir? Quais subjetividades são construídas nos processos de individualização das relações de trabalho e da formação profissional desse gestor escolar? O objetivo geral foi o de analisar 59 TCCs e capturar, através das mensagens presentes nos textos, o discurso dos alunos egressos sobre os processos da gestão escolar, considerando as variáveis relacionadas ao trabalho do gestor no contexto da gestão e à formação dos processos de trabalho do gestor escolar... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Metodologia Análise de Conteúdo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9269/6661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285 Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 283-285 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513084342272 |