A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111 |
Resumo: | A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation. |
id |
UFMG-23_56e990579b8f3d2d89a01dca67fb78b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9111 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirméeFormação de professoresEstabelecimento formadorProfissão docente370.05 A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation. Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 55-762238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111/6550Jamet, Lucinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9111Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:58Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
title |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
spellingShingle |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée Jamet, Luc Formação de professores Estabelecimento formador Profissão docente 370.05 |
title_short |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
title_full |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
title_fullStr |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
title_full_unstemmed |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
title_sort |
A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée |
author |
Jamet, Luc |
author_facet |
Jamet, Luc |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jamet, Luc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estabelecimento formador Profissão docente 370.05 |
topic |
Formação de professores Estabelecimento formador Profissão docente 370.05 |
description |
A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111/6550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 55-76 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 55-76 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 55-76 Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 55-76 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512610385920 |