A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamet, Luc
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111
Resumo: A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation.
id UFMG-23_56e990579b8f3d2d89a01dca67fb78b7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9111
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirméeFormação de professoresEstabelecimento formadorProfissão docente370.05 A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation. Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 55-76Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 55-762238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111/6550Jamet, Lucinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9111Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:58Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
title A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
spellingShingle A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
Jamet, Luc
Formação de professores
Estabelecimento formador
Profissão docente
370.05
title_short A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
title_full A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
title_fullStr A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
title_full_unstemmed A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
title_sort A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée
author Jamet, Luc
author_facet Jamet, Luc
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamet, Luc
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estabelecimento formador
Profissão docente
370.05
topic Formação de professores
Estabelecimento formador
Profissão docente
370.05
description A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização. The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111/6550
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 55-76
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 55-76
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 55-76
Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 55-76
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512610385920