TRABALHO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES DA AMAZÔNIA PARAENSE EM CONDIÇÃO DE TRABALHO | Child labor: a discourse analysis of children and teenagers from Amazon Pará in condition of work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Vieira e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9465
Resumo: Esta pesquisa privilegia os discursos das crianças e dos adolescentes sobre o trabalho infantil na Grande Região Metropolitana de Belém-PA. O Trabalho Infantil constitui o nosso objeto de pesquisa. Assumimos como referência o conceito marxiano de trabalho como princípio educativo que, no contexto do capitalismo, encontra-se marcado pelo fetichismo da mercadoria. O lócus da pesquisa tem como base as escolas públicas estaduais situadas nos bairros da Terra Firme e de Canudos, que têm crianças e adolescentes com famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família. 16 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos participaram da pesquisa. Temos como referência o materialismo histórico e a metodologia tem enfoque qualitativo, do tipo da análise do discurso. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados um conjunto de técnicas; as atividades de painéis divididas em seções (musical, mural do trabalho e cine prosa), a observação e o grupo focal. Os dados foram organizados em categorias empíricas explicativas do trabalho infantil. Os fundamentos teóricos sobre o trabalho como princípio educativo vieram de...___This research focused on the speeches of children and adolescents about child labor in the Greater Metropolitan Region of Belém-PA. The child labor is our research object. We take as reference the Marxian concept of work as an educational principle that, in the context of capitalism, is marked by commodity fetishism. The locus of the research is based in public schools located in neighborhoods of Terra Firme and Canudos, having children and adolescents assisted by the Bolsa Família Program. Sixteen children and adolescents aged 10 to 14 years participated to the research. We reference historical materialism and the methodology has a qualitative approach, the type of discourse analysis. We used as instruments for data collection a set of techniques; the mural work, observation and focus group. The data were organized into explanatory empirical categories of child labor. The theoretical fundamentals about work as an educational principle came from...
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