MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Pollyana Andrade Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, João Diógenes Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553
Resumo: The objective of this article is to present an analysis on the relationship memory and child labor, trying to understand how subjective aspects work related to children and adolescents are translated into the culture and values inherited and experienced in the relations of production of the house of flour in the city of Vitoria da Conquista (State of Bahia, Brazil). From a qualitative approach, we try, through literature review and interviews with adult workers, outline paths to understand the situation. The theoretical framework is based on the concepts of individual and collective memory, proposed by Maurice Halbwachs, making the connection with the Michel Pollak and Edward P. Thompson’s proposals. We believe that the individual or collective memory necessary for an understanding of the changes processed in the social reality and its rescue contributes to the understanding of the dynamics of society, revealing aspects that can accelerate the process of overcoming the inferiority of conditions impregnated by capital. In general, we find, by memory, that respondents implicitly carry a set of ideological values built, which were structured in a particular historical context and that are widespread in society. This was memory which served to guide the actions of individuals by successive generations, can be revealed in the various traditions, experienced as self-educative collective experiences, determined by complex historical processes of capitalist formation. ___O objetivo deste texto é apresentar uma análise da relação memória e trabalho infantil, buscando compreender como os aspectos subjetivos relacionados ao trabalho de crianças e adolescentes são traduzidos na cultura e nos valores herdados e vivenciados nas relações de produção das Casas de Farinha do município de Vitória da Conquista (Bahia). Com uma abordagem qualitativa, procuramos, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com trabalhadores adultos, delinear veredas para entender tal situação. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de memória individual e coletiva propostos por Maurice Halbwachs, fazendo articulação com as proposições de Michel Pollak e Edward P. Thompson. Consideramos que a memória individual ou coletiva é necessária para a compreensão das transformações processadas na realidade social e que seu resgate contribui para a apreensão da dinâmica da sociedade, revelando aspectos que podem acelerar o processo de superação das condições de subalternidade impregnadas pelo capital. De modo geral, percebemos, pela memória, que os entrevistados carregam implicitamente um conjunto de valores ideológicos construídos, que foram estruturados em determinado contexto histórico e são difundidos na sociedade. Essa memória serviu para orientar as ações dos indivíduos por sucessivas gerações, podendo ser revelada nas diversas tradições, vivenciadas como experiências coletivas autoeducativas determinadas por processos históricos complexos da formação capitalista. 
id UFMG-23_bc4c9de4cf831b577d0e1a3c69b0f457
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9553
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child laborTrabalhoTrabalho InfantilMemóriaChild laborMemoryLabor370.05The objective of this article is to present an analysis on the relationship memory and child labor, trying to understand how subjective aspects work related to children and adolescents are translated into the culture and values inherited and experienced in the relations of production of the house of flour in the city of Vitoria da Conquista (State of Bahia, Brazil). From a qualitative approach, we try, through literature review and interviews with adult workers, outline paths to understand the situation. The theoretical framework is based on the concepts of individual and collective memory, proposed by Maurice Halbwachs, making the connection with the Michel Pollak and Edward P. Thompson’s proposals. We believe that the individual or collective memory necessary for an understanding of the changes processed in the social reality and its rescue contributes to the understanding of the dynamics of society, revealing aspects that can accelerate the process of overcoming the inferiority of conditions impregnated by capital. In general, we find, by memory, that respondents implicitly carry a set of ideological values built, which were structured in a particular historical context and that are widespread in society. This was memory which served to guide the actions of individuals by successive generations, can be revealed in the various traditions, experienced as self-educative collective experiences, determined by complex historical processes of capitalist formation. ___O objetivo deste texto é apresentar uma análise da relação memória e trabalho infantil, buscando compreender como os aspectos subjetivos relacionados ao trabalho de crianças e adolescentes são traduzidos na cultura e nos valores herdados e vivenciados nas relações de produção das Casas de Farinha do município de Vitória da Conquista (Bahia). Com uma abordagem qualitativa, procuramos, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com trabalhadores adultos, delinear veredas para entender tal situação. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de memória individual e coletiva propostos por Maurice Halbwachs, fazendo articulação com as proposições de Michel Pollak e Edward P. Thompson. Consideramos que a memória individual ou coletiva é necessária para a compreensão das transformações processadas na realidade social e que seu resgate contribui para a apreensão da dinâmica da sociedade, revelando aspectos que podem acelerar o processo de superação das condições de subalternidade impregnadas pelo capital. De modo geral, percebemos, pela memória, que os entrevistados carregam implicitamente um conjunto de valores ideológicos construídos, que foram estruturados em determinado contexto histórico e são difundidos na sociedade. Essa memória serviu para orientar as ações dos indivíduos por sucessivas gerações, podendo ser revelada nas diversas tradições, vivenciadas como experiências coletivas autoeducativas determinadas por processos históricos complexos da formação capitalista. Universidade Federal de Minas Gerais2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-732238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553/6805https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553/9634Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Pollyana Andrade SousaSantos, João Diógenes Ferreira dos2019-02-01T19:52:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9553Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:52Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
title MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
spellingShingle MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
Viana, Pollyana Andrade Sousa
Trabalho
Trabalho Infantil
Memória
Child labor
Memory
Labor
370.05
title_short MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
title_full MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
title_fullStr MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
title_full_unstemmed MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
title_sort MEMÓRIA E TRABALHO INFANTIL | Memory and child labor
author Viana, Pollyana Andrade Sousa
author_facet Viana, Pollyana Andrade Sousa
Santos, João Diógenes Ferreira dos
author_role author
author2 Santos, João Diógenes Ferreira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Pollyana Andrade Sousa
Santos, João Diógenes Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Trabalho Infantil
Memória
Child labor
Memory
Labor
370.05
topic Trabalho
Trabalho Infantil
Memória
Child labor
Memory
Labor
370.05
description The objective of this article is to present an analysis on the relationship memory and child labor, trying to understand how subjective aspects work related to children and adolescents are translated into the culture and values inherited and experienced in the relations of production of the house of flour in the city of Vitoria da Conquista (State of Bahia, Brazil). From a qualitative approach, we try, through literature review and interviews with adult workers, outline paths to understand the situation. The theoretical framework is based on the concepts of individual and collective memory, proposed by Maurice Halbwachs, making the connection with the Michel Pollak and Edward P. Thompson’s proposals. We believe that the individual or collective memory necessary for an understanding of the changes processed in the social reality and its rescue contributes to the understanding of the dynamics of society, revealing aspects that can accelerate the process of overcoming the inferiority of conditions impregnated by capital. In general, we find, by memory, that respondents implicitly carry a set of ideological values built, which were structured in a particular historical context and that are widespread in society. This was memory which served to guide the actions of individuals by successive generations, can be revealed in the various traditions, experienced as self-educative collective experiences, determined by complex historical processes of capitalist formation. ___O objetivo deste texto é apresentar uma análise da relação memória e trabalho infantil, buscando compreender como os aspectos subjetivos relacionados ao trabalho de crianças e adolescentes são traduzidos na cultura e nos valores herdados e vivenciados nas relações de produção das Casas de Farinha do município de Vitória da Conquista (Bahia). Com uma abordagem qualitativa, procuramos, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com trabalhadores adultos, delinear veredas para entender tal situação. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de memória individual e coletiva propostos por Maurice Halbwachs, fazendo articulação com as proposições de Michel Pollak e Edward P. Thompson. Consideramos que a memória individual ou coletiva é necessária para a compreensão das transformações processadas na realidade social e que seu resgate contribui para a apreensão da dinâmica da sociedade, revelando aspectos que podem acelerar o processo de superação das condições de subalternidade impregnadas pelo capital. De modo geral, percebemos, pela memória, que os entrevistados carregam implicitamente um conjunto de valores ideológicos construídos, que foram estruturados em determinado contexto histórico e são difundidos na sociedade. Essa memória serviu para orientar as ações dos indivíduos por sucessivas gerações, podendo ser revelada nas diversas tradições, vivenciadas como experiências coletivas autoeducativas determinadas por processos históricos complexos da formação capitalista. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553/6805
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9553/9634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73
Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 61-73
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513981923328