DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayen, Patrick
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232
Resumo: Este artigo visa esclarecer o processo pelo qual os saberes profissionais se desenvolvem em situação de trabalho na e pela experiência. O caso da passagem de profissionais do setor do serviço pós-venda de uma atividade técnica para uma atividade técnica e comunicacional com clientes ilustra a problemática. Ele mostra como saberes de natureza técnica, adquiridos pela formação e pela experiência, transformam-se e combinam-se com saberes conversacionais construídos e desenvolvidos na experiência da vida e na do trabalho. A noção de processo de elaboração pragmática busca, aqui, dar conta da maneira pela qual os saberes, qualquer que seja sua natureza ou sua origem, tendem, na atividade, a formar-se e a transformar-se para assegurar a ação eficiente com e sobre as dificuldades, os riscos e os problemas colocados pelas situações de trabalho.
id UFMG-23_67b304b1de8f078d6da032c669e3efde
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9232
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaborationSaberes profissionaisElaboração pragmáticaSituação de trabalho370.05Este artigo visa esclarecer o processo pelo qual os saberes profissionais se desenvolvem em situação de trabalho na e pela experiência. O caso da passagem de profissionais do setor do serviço pós-venda de uma atividade técnica para uma atividade técnica e comunicacional com clientes ilustra a problemática. Ele mostra como saberes de natureza técnica, adquiridos pela formação e pela experiência, transformam-se e combinam-se com saberes conversacionais construídos e desenvolvidos na experiência da vida e na do trabalho. A noção de processo de elaboração pragmática busca, aqui, dar conta da maneira pela qual os saberes, qualquer que seja sua natureza ou sua origem, tendem, na atividade, a formar-se e a transformar-se para assegurar a ação eficiente com e sobre as dificuldades, os riscos e os problemas colocados pelas situações de trabalho.Universidade Federal de Minas Gerais2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-1472238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232/6643Mayen, Patrickinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9232Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
title DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
spellingShingle DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
Mayen, Patrick
Saberes profissionais
Elaboração pragmática
Situação de trabalho
370.05
title_short DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
title_full DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
title_fullStr DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
title_full_unstemmed DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
title_sort DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
author Mayen, Patrick
author_facet Mayen, Patrick
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayen, Patrick
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes profissionais
Elaboração pragmática
Situação de trabalho
370.05
topic Saberes profissionais
Elaboração pragmática
Situação de trabalho
370.05
description Este artigo visa esclarecer o processo pelo qual os saberes profissionais se desenvolvem em situação de trabalho na e pela experiência. O caso da passagem de profissionais do setor do serviço pós-venda de uma atividade técnica para uma atividade técnica e comunicacional com clientes ilustra a problemática. Ele mostra como saberes de natureza técnica, adquiridos pela formação e pela experiência, transformam-se e combinam-se com saberes conversacionais construídos e desenvolvidos na experiência da vida e na do trabalho. A noção de processo de elaboração pragmática busca, aqui, dar conta da maneira pela qual os saberes, qualquer que seja sua natureza ou sua origem, tendem, na atividade, a formar-se e a transformar-se para assegurar a ação eficiente com e sobre as dificuldades, os riscos e os problemas colocados pelas situações de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232/6643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147
Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 125-147
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513052884992