O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664 |
Resumo: | O artigo trata das práticas formativas em educação profissional desveladas na produção da Revista Trabalho & Educação do NETE (Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação) da FAE/UFMG, a partir do estudo realizado nas publicações do período de 2000 a 2006. Buscamos desvelar qual é a didática da educação profissional e como ela tem orientado a estrutura das práticas propostas e experimentadas na formação da classe trabalhadora. Por meio da abordagem qualitativa, fizemos uma revisão bibliográfica, utilizando como fonte a publicação dos referidos periódicos, realizando a leitura e fichamentos dos artigos que tratavam mais especificamente das práticas educacionais a fim de averiguar como a literatura da área de trabalho e educação tem tratado a questão e como problematiza e define objetivos educacionais, organização curricular e métodos de ensino. A análise dos artigos estudados nos revelou que propostas e estratégias formativas em educação profissional estão ancoradas em duas abordagens educacionais historicamente antagônicas e em disputa por hegemonizar as práticas de formação: uma que, atualmente, tem sido orientada pela noção de competências, que se manifesta na formação do trabalhador pelo atendimento à lógica de mercado. E outra perspectiva crítica, em defesa de um projeto de formação que represente e valorize os anseios da classe trabalhadora, com base na ideia de politecnia, identificada nas formulações críticas e referenciada no materialismo histórico. |
id |
UFMG-23_6d222521e1908b10bc9b2d15c4278afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8664 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education?Educação ProfissionalPráticas FormativasDidática.O artigo trata das práticas formativas em educação profissional desveladas na produção da Revista Trabalho & Educação do NETE (Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação) da FAE/UFMG, a partir do estudo realizado nas publicações do período de 2000 a 2006. Buscamos desvelar qual é a didática da educação profissional e como ela tem orientado a estrutura das práticas propostas e experimentadas na formação da classe trabalhadora. Por meio da abordagem qualitativa, fizemos uma revisão bibliográfica, utilizando como fonte a publicação dos referidos periódicos, realizando a leitura e fichamentos dos artigos que tratavam mais especificamente das práticas educacionais a fim de averiguar como a literatura da área de trabalho e educação tem tratado a questão e como problematiza e define objetivos educacionais, organização curricular e métodos de ensino. A análise dos artigos estudados nos revelou que propostas e estratégias formativas em educação profissional estão ancoradas em duas abordagens educacionais historicamente antagônicas e em disputa por hegemonizar as práticas de formação: uma que, atualmente, tem sido orientada pela noção de competências, que se manifesta na formação do trabalhador pelo atendimento à lógica de mercado. E outra perspectiva crítica, em defesa de um projeto de formação que represente e valorize os anseios da classe trabalhadora, com base na ideia de politecnia, identificada nas formulações críticas e referenciada no materialismo histórico.Universidade Federal de Minas Gerais2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664Trabalho & Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 53-72Trabalho & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2010); 53-72Trabalho & Educação; Vol. 19 No 1 (2010); 53-72Trabalho & Educação; v. 19 n. 1 (2010); 53-722238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664/6174Nascimento, Adriane Suely Rodrigues doAraújo, Ronaldo Marcos de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8664Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
title |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
spellingShingle |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? Nascimento, Adriane Suely Rodrigues do Educação Profissional Práticas Formativas Didática. |
title_short |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
title_full |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
title_fullStr |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
title_full_unstemmed |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
title_sort |
O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education? |
author |
Nascimento, Adriane Suely Rodrigues do |
author_facet |
Nascimento, Adriane Suely Rodrigues do Araújo, Ronaldo Marcos de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Adriane Suely Rodrigues do Araújo, Ronaldo Marcos de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Práticas Formativas Didática. |
topic |
Educação Profissional Práticas Formativas Didática. |
description |
O artigo trata das práticas formativas em educação profissional desveladas na produção da Revista Trabalho & Educação do NETE (Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação) da FAE/UFMG, a partir do estudo realizado nas publicações do período de 2000 a 2006. Buscamos desvelar qual é a didática da educação profissional e como ela tem orientado a estrutura das práticas propostas e experimentadas na formação da classe trabalhadora. Por meio da abordagem qualitativa, fizemos uma revisão bibliográfica, utilizando como fonte a publicação dos referidos periódicos, realizando a leitura e fichamentos dos artigos que tratavam mais especificamente das práticas educacionais a fim de averiguar como a literatura da área de trabalho e educação tem tratado a questão e como problematiza e define objetivos educacionais, organização curricular e métodos de ensino. A análise dos artigos estudados nos revelou que propostas e estratégias formativas em educação profissional estão ancoradas em duas abordagens educacionais historicamente antagônicas e em disputa por hegemonizar as práticas de formação: uma que, atualmente, tem sido orientada pela noção de competências, que se manifesta na formação do trabalhador pelo atendimento à lógica de mercado. E outra perspectiva crítica, em defesa de um projeto de formação que represente e valorize os anseios da classe trabalhadora, com base na ideia de politecnia, identificada nas formulações críticas e referenciada no materialismo histórico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664/6174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 53-72 Trabalho & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2010); 53-72 Trabalho & Educação; Vol. 19 No 1 (2010); 53-72 Trabalho & Educação; v. 19 n. 1 (2010); 53-72 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511317491712 |