EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Fabíula Tatiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545
Resumo: Teacher training for professional education, in Brazil, presents itself as a challenge to be overcome. Historically it has revealed as a special and urgent characteristic. As a field of study and research, it is still undeveloped. In order to contribute to the discussions about this training, it is our intention to describe and analyze the didactic performance of technical subjects taught in such courses identifying relevant aspects in teacher training. The results are based on data found in an M.A dissertation which sought understand the teaching knowledge in Secondary School of technical Education of Cefet-MG. By the description and analysis of didactic performance, it is possible to realize that to build knowledge in this field teachers use different sources, but the main reference to the practical knowledge is directly related to the students’ schooling experience: technical course itself, studies done individually, continued education and study of various teaching resources. This allows us to infer that there is in this didactic activity a relation between practical knowledge and theoretical knowledge and a hybrid knowledge. ___A formação docente para a Educação Profissional, no Brasil, apresenta-se como um desafio a ser superado, historicamente revela-se com um caráter “especial” e “emergencial”, faltando-lhe uma integralidade própria. Como campo de estudo e pesquisa encontra-se ainda pouco explorado. A fim de contribuir com as discussões que se fazem em torno dessa formação, procura-se aqui descrever e analisar a atuação didática de docentes de disciplinas técnicas, com formação para a docência, identificando, nesta, aspectos relevantes para a formação dos professores, assim como os saberes que dela emergem. Os resultados baseiam-se em dados de dissertação de mestrado que procurou compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Cefet-MG, com formação para a docência. Pela descrição e pela análise da atuação didática dos docentes, é possível perceber que, para construir o saber docente que orienta sua atuação didática, os professores recorrem a diferentes fontes, no entanto, a principal referência para o conhecimento prático da profissão tem relação direta com a trajetória escolar e com a de formação vivida: o curso técnico, os estudos feitos individualmente, a formação continuada e estudo dos diversos recursos didáticos. Isso nos permite inferir, portanto, que há nessa atuação didática: uma relação entre conhecimento prático e conhecimento teórico e um saber híbrido. 
id UFMG-23_793058ee9f290f7c33610ef86513109b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9545
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledgeSaber docenteAtuação didáticaEducação Profissional | Teaching knowledgeDidactic performanceProfessional educationsaberes docentes na Educação Profissional e TecnológicaTeacher training for professional education, in Brazil, presents itself as a challenge to be overcome. Historically it has revealed as a special and urgent characteristic. As a field of study and research, it is still undeveloped. In order to contribute to the discussions about this training, it is our intention to describe and analyze the didactic performance of technical subjects taught in such courses identifying relevant aspects in teacher training. The results are based on data found in an M.A dissertation which sought understand the teaching knowledge in Secondary School of technical Education of Cefet-MG. By the description and analysis of didactic performance, it is possible to realize that to build knowledge in this field teachers use different sources, but the main reference to the practical knowledge is directly related to the students’ schooling experience: technical course itself, studies done individually, continued education and study of various teaching resources. This allows us to infer that there is in this didactic activity a relation between practical knowledge and theoretical knowledge and a hybrid knowledge. ___A formação docente para a Educação Profissional, no Brasil, apresenta-se como um desafio a ser superado, historicamente revela-se com um caráter “especial” e “emergencial”, faltando-lhe uma integralidade própria. Como campo de estudo e pesquisa encontra-se ainda pouco explorado. A fim de contribuir com as discussões que se fazem em torno dessa formação, procura-se aqui descrever e analisar a atuação didática de docentes de disciplinas técnicas, com formação para a docência, identificando, nesta, aspectos relevantes para a formação dos professores, assim como os saberes que dela emergem. Os resultados baseiam-se em dados de dissertação de mestrado que procurou compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Cefet-MG, com formação para a docência. Pela descrição e pela análise da atuação didática dos docentes, é possível perceber que, para construir o saber docente que orienta sua atuação didática, os professores recorrem a diferentes fontes, no entanto, a principal referência para o conhecimento prático da profissão tem relação direta com a trajetória escolar e com a de formação vivida: o curso técnico, os estudos feitos individualmente, a formação continuada e estudo dos diversos recursos didáticos. Isso nos permite inferir, portanto, que há nessa atuação didática: uma relação entre conhecimento prático e conhecimento teórico e um saber híbrido. Universidade Federal de Minas Gerais2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 163-173Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2016); 163-173Trabalho & Educação; Vol. 25 No 2 (2016); 163-173Trabalho & Educação; v. 25 n. 2 (2016); 163-1732238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545/6800https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545/9627Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Fabíula TatianeOliveira, Maria Rita Neto Sales2019-02-01T19:52:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9545Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:51Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
Pires, Fabíula Tatiane
Saber docente
Atuação didática
Educação Profissional | Teaching knowledge
Didactic performance
Professional education
saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SABERES | Professional education: didactic performance as a source of training and teaching knowledge
author Pires, Fabíula Tatiane
author_facet Pires, Fabíula Tatiane
Oliveira, Maria Rita Neto Sales
author_role author
author2 Oliveira, Maria Rita Neto Sales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Fabíula Tatiane
Oliveira, Maria Rita Neto Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Saber docente
Atuação didática
Educação Profissional | Teaching knowledge
Didactic performance
Professional education
saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica
topic Saber docente
Atuação didática
Educação Profissional | Teaching knowledge
Didactic performance
Professional education
saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica
description Teacher training for professional education, in Brazil, presents itself as a challenge to be overcome. Historically it has revealed as a special and urgent characteristic. As a field of study and research, it is still undeveloped. In order to contribute to the discussions about this training, it is our intention to describe and analyze the didactic performance of technical subjects taught in such courses identifying relevant aspects in teacher training. The results are based on data found in an M.A dissertation which sought understand the teaching knowledge in Secondary School of technical Education of Cefet-MG. By the description and analysis of didactic performance, it is possible to realize that to build knowledge in this field teachers use different sources, but the main reference to the practical knowledge is directly related to the students’ schooling experience: technical course itself, studies done individually, continued education and study of various teaching resources. This allows us to infer that there is in this didactic activity a relation between practical knowledge and theoretical knowledge and a hybrid knowledge. ___A formação docente para a Educação Profissional, no Brasil, apresenta-se como um desafio a ser superado, historicamente revela-se com um caráter “especial” e “emergencial”, faltando-lhe uma integralidade própria. Como campo de estudo e pesquisa encontra-se ainda pouco explorado. A fim de contribuir com as discussões que se fazem em torno dessa formação, procura-se aqui descrever e analisar a atuação didática de docentes de disciplinas técnicas, com formação para a docência, identificando, nesta, aspectos relevantes para a formação dos professores, assim como os saberes que dela emergem. Os resultados baseiam-se em dados de dissertação de mestrado que procurou compreender o saber docente que orienta a atuação didática de professores de disciplinas técnicas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Cefet-MG, com formação para a docência. Pela descrição e pela análise da atuação didática dos docentes, é possível perceber que, para construir o saber docente que orienta sua atuação didática, os professores recorrem a diferentes fontes, no entanto, a principal referência para o conhecimento prático da profissão tem relação direta com a trajetória escolar e com a de formação vivida: o curso técnico, os estudos feitos individualmente, a formação continuada e estudo dos diversos recursos didáticos. Isso nos permite inferir, portanto, que há nessa atuação didática: uma relação entre conhecimento prático e conhecimento teórico e um saber híbrido. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545/6800
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9545/9627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 163-173
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2016); 163-173
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 2 (2016); 163-173
Trabalho & Educação; v. 25 n. 2 (2016); 163-173
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513966194688