EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Mariana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Jurandir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478
Resumo: This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita.
id UFMG-23_7d743b50dba7448d89e80fba22ae3b65
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9478
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledgeEscrita AcadêmicaAtividadeSaber InvestidoAcademic WritingActivityInvested Knowledge370.05This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita.Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-2652238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478/6770Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, MarianaSoares, Jurandir2019-02-01T19:52:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9478Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:40Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
title EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
spellingShingle EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
Veríssimo, Mariana
Escrita Acadêmica
Atividade
Saber Investido
Academic Writing
Activity
Invested Knowledge
370.05
title_short EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
title_full EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
title_fullStr EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
title_full_unstemmed EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
title_sort EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
author Veríssimo, Mariana
author_facet Veríssimo, Mariana
Soares, Jurandir
author_role author
author2 Soares, Jurandir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Mariana
Soares, Jurandir
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Acadêmica
Atividade
Saber Investido
Academic Writing
Activity
Invested Knowledge
370.05
topic Escrita Acadêmica
Atividade
Saber Investido
Academic Writing
Activity
Invested Knowledge
370.05
description This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478/6770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265
Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513593950208