EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478 |
Resumo: | This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita. |
id |
UFMG-23_7d743b50dba7448d89e80fba22ae3b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9478 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledgeEscrita AcadêmicaAtividadeSaber InvestidoAcademic WritingActivityInvested Knowledge370.05This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita.Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-2652238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478/6770Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, MarianaSoares, Jurandir2019-02-01T19:52:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9478Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:40Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
title |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
spellingShingle |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge Veríssimo, Mariana Escrita Acadêmica Atividade Saber Investido Academic Writing Activity Invested Knowledge 370.05 |
title_short |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
title_full |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
title_fullStr |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
title_full_unstemmed |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
title_sort |
EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge |
author |
Veríssimo, Mariana |
author_facet |
Veríssimo, Mariana Soares, Jurandir |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Jurandir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Mariana Soares, Jurandir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Acadêmica Atividade Saber Investido Academic Writing Activity Invested Knowledge 370.05 |
topic |
Escrita Acadêmica Atividade Saber Investido Academic Writing Activity Invested Knowledge 370.05 |
description |
This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities. ___Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478/6770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265 Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265 Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265 Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 249-265 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513593950208 |