A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Hormindo Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Wanderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781
Resumo: In this article we deal with vocational and technical education of workers in Brazil. We conducted an analysis based on the ontology of the social being. The central premise is in the historical process establishing the mediation of man and nature, in the development process of human labor. We will deal with this subject in a particular way, and will not lose sight of the fundamental dimension of the whole in relation to the production and reproduction of material life. This will be based on the ontology of social being, that creates a matrix of the social theory of Karl Marx. In capitalist sociability, the State and civil society depend ontologically on living material relations engendered by the material base in which these are grounded. Bearing this in mind, we seek to detect the character given to the vocational and technical training of workers in Brazilian educational policies between 2003 and 2008. Training workers from civil society aims mainly at: "leveraging" the labor force to meet increasingly the needs of the capitalist material base hidden within the discourse of "training to meet the demands of the capitalist market”.___Neste artigo tratamos da educação profissional e tecnológica dos trabalhadores no Brasil. Procuramos realizar uma análise a partir da ontologia do ser social, cujo pressuposto central encontra-se no processo histórico que institui a mediação do homem com a natureza, no processo de desenvolvimento do trabalho humano social. Trataremos esta problemática de modo particular, sem perder de vista a dimensão fundamental da totalidade em relação à produção e reprodução da vida material, a partir da ontologia do ser social que matriza a teoria social de Karl Marx. Na sociabilidade capitalista o Estado e a sociedade civil dependem ontologicamente das relações materiais de vida engendradas pela base material na qual esses assentam. Com essa compreensão procuramos detectar o caráter conferido à formação profissional e tecnológica do trabalhador, na política educacional brasileira configurada entre os anos de 2003 a 2008. Caráter conferido, no qual é identificável que a formação para o trabalho assalariado dos membros da sociedade civil, tem como objetivo central: “alavancar” às forças do trabalho para que atendam cada vez mais às necessidades da base material capitalista sob a aparência dos discursos de “formação para o atendimento das demandas do mercado capitalista”. Neste período, a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores tem os seus propósitos pedagógicos reorientados e determinados por uma política que anuncia um “Novo Projeto de Nação”, desenhado pelos intelectuais e ideólogos políticos “ditos de esquerda”.
id UFMG-23_8a989c643ebf259e31e903de68be2998
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9781
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social beingTrabalhoEducação Profissional e TecnológicaMarxWorkVocational and Technical EducationIn this article we deal with vocational and technical education of workers in Brazil. We conducted an analysis based on the ontology of the social being. The central premise is in the historical process establishing the mediation of man and nature, in the development process of human labor. We will deal with this subject in a particular way, and will not lose sight of the fundamental dimension of the whole in relation to the production and reproduction of material life. This will be based on the ontology of social being, that creates a matrix of the social theory of Karl Marx. In capitalist sociability, the State and civil society depend ontologically on living material relations engendered by the material base in which these are grounded. Bearing this in mind, we seek to detect the character given to the vocational and technical training of workers in Brazilian educational policies between 2003 and 2008. Training workers from civil society aims mainly at: "leveraging" the labor force to meet increasingly the needs of the capitalist material base hidden within the discourse of "training to meet the demands of the capitalist market”.___Neste artigo tratamos da educação profissional e tecnológica dos trabalhadores no Brasil. Procuramos realizar uma análise a partir da ontologia do ser social, cujo pressuposto central encontra-se no processo histórico que institui a mediação do homem com a natureza, no processo de desenvolvimento do trabalho humano social. Trataremos esta problemática de modo particular, sem perder de vista a dimensão fundamental da totalidade em relação à produção e reprodução da vida material, a partir da ontologia do ser social que matriza a teoria social de Karl Marx. Na sociabilidade capitalista o Estado e a sociedade civil dependem ontologicamente das relações materiais de vida engendradas pela base material na qual esses assentam. Com essa compreensão procuramos detectar o caráter conferido à formação profissional e tecnológica do trabalhador, na política educacional brasileira configurada entre os anos de 2003 a 2008. Caráter conferido, no qual é identificável que a formação para o trabalho assalariado dos membros da sociedade civil, tem como objetivo central: “alavancar” às forças do trabalho para que atendam cada vez mais às necessidades da base material capitalista sob a aparência dos discursos de “formação para o atendimento das demandas do mercado capitalista”. Neste período, a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores tem os seus propósitos pedagógicos reorientados e determinados por uma política que anuncia um “Novo Projeto de Nação”, desenhado pelos intelectuais e ideólogos políticos “ditos de esquerda”.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 3 (2018); 155-177Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2018); 155-177Trabalho & Educação; Vol. 27 No 3 (2018); 155-177Trabalho & Educação; v. 27 n. 3 (2018); 155-1772238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781/6896https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781/9693Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Junior, Hormindo Pereira deAraújo, Wanderson Pereira2019-02-01T19:53:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9781Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:27Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
title A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
spellingShingle A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
Souza Junior, Hormindo Pereira de
Trabalho
Educação Profissional e Tecnológica
Marx
Work
Vocational and Technical Education
title_short A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
title_full A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
title_fullStr A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
title_full_unstemmed A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
title_sort A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS TRABALHADORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL / The vocational and technical education policies of workers in Brazil: an analysis based on the ontology of the social being
author Souza Junior, Hormindo Pereira de
author_facet Souza Junior, Hormindo Pereira de
Araújo, Wanderson Pereira
author_role author
author2 Araújo, Wanderson Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Hormindo Pereira de
Araújo, Wanderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação Profissional e Tecnológica
Marx
Work
Vocational and Technical Education
topic Trabalho
Educação Profissional e Tecnológica
Marx
Work
Vocational and Technical Education
description In this article we deal with vocational and technical education of workers in Brazil. We conducted an analysis based on the ontology of the social being. The central premise is in the historical process establishing the mediation of man and nature, in the development process of human labor. We will deal with this subject in a particular way, and will not lose sight of the fundamental dimension of the whole in relation to the production and reproduction of material life. This will be based on the ontology of social being, that creates a matrix of the social theory of Karl Marx. In capitalist sociability, the State and civil society depend ontologically on living material relations engendered by the material base in which these are grounded. Bearing this in mind, we seek to detect the character given to the vocational and technical training of workers in Brazilian educational policies between 2003 and 2008. Training workers from civil society aims mainly at: "leveraging" the labor force to meet increasingly the needs of the capitalist material base hidden within the discourse of "training to meet the demands of the capitalist market”.___Neste artigo tratamos da educação profissional e tecnológica dos trabalhadores no Brasil. Procuramos realizar uma análise a partir da ontologia do ser social, cujo pressuposto central encontra-se no processo histórico que institui a mediação do homem com a natureza, no processo de desenvolvimento do trabalho humano social. Trataremos esta problemática de modo particular, sem perder de vista a dimensão fundamental da totalidade em relação à produção e reprodução da vida material, a partir da ontologia do ser social que matriza a teoria social de Karl Marx. Na sociabilidade capitalista o Estado e a sociedade civil dependem ontologicamente das relações materiais de vida engendradas pela base material na qual esses assentam. Com essa compreensão procuramos detectar o caráter conferido à formação profissional e tecnológica do trabalhador, na política educacional brasileira configurada entre os anos de 2003 a 2008. Caráter conferido, no qual é identificável que a formação para o trabalho assalariado dos membros da sociedade civil, tem como objetivo central: “alavancar” às forças do trabalho para que atendam cada vez mais às necessidades da base material capitalista sob a aparência dos discursos de “formação para o atendimento das demandas do mercado capitalista”. Neste período, a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores tem os seus propósitos pedagógicos reorientados e determinados por uma política que anuncia um “Novo Projeto de Nação”, desenhado pelos intelectuais e ideólogos políticos “ditos de esquerda”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781/6896
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9781/9693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 3 (2018); 155-177
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2018); 155-177
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 3 (2018); 155-177
Trabalho & Educação; v. 27 n. 3 (2018); 155-177
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514598486016