EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - A REPRODUÇÃO SOCIAL DA ORDEM REGRESSIVO-DESTRUTIVA DO CAPITAL / Education and development - the social reproduction of order regressive-destructive of capital
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9299 |
Resumo: | Este trabalho discute as condições atuais da produção e reprodução social tomando como eixo de análise a contradição entre a socialização da produção versus a apropriação privada. Analisa a importância desse aspecto como contradição estruturante do metabolismo do capital e procura desenvolver algumas notas sobre como essa contradição se realiza no atual momento histórico. A análise empreendida indica que a atualização daquela contradição, dentro da configuração contemporânea da acumulação capitalista, engendra um processo regressivo-destrutivo que indica uma crise de esgotamento da capacidade civilizatória do capital, que traz consigo, por sua vez, o esgotamento da capacidade, assim como o abandono da promessa de realizar os ideais democráticos da educação plenamente. |
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EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - A REPRODUÇÃO SOCIAL DA ORDEM REGRESSIVO-DESTRUTIVA DO CAPITAL / Education and development - the social reproduction of order regressive-destructive of capitalEducaçãoDesenvolvimentoReprodução social.370.05Este trabalho discute as condições atuais da produção e reprodução social tomando como eixo de análise a contradição entre a socialização da produção versus a apropriação privada. Analisa a importância desse aspecto como contradição estruturante do metabolismo do capital e procura desenvolver algumas notas sobre como essa contradição se realiza no atual momento histórico. A análise empreendida indica que a atualização daquela contradição, dentro da configuração contemporânea da acumulação capitalista, engendra um processo regressivo-destrutivo que indica uma crise de esgotamento da capacidade civilizatória do capital, que traz consigo, por sua vez, o esgotamento da capacidade, assim como o abandono da promessa de realizar os ideais democráticos da educação plenamente. Universidade Federal de Minas Gerais2014-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9299Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 239-264Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 239-264Trabalho & Educação; Vol. 23 No 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 239-264Trabalho & Educação; v. 23 n. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 239-2642238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9299/6675Sousa Junior, Justino deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9299Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:19Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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