FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Doriedson do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672
Resumo: Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária.
id UFMG-23_9781c3f40db8667f1b353caf4389722e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8672
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political questionEducação ProfissionalEnsino integradoFilosofia da PráxisPráticas Pedagógicas.370Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária.Universidade Federal de Minas Gerais2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 11-222238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672/6180Araújo, Ronaldo Marcos de LimaRodrigues, Doriedson do Socorroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8672Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:12Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
title FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
spellingShingle FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Educação Profissional
Ensino integrado
Filosofia da Práxis
Práticas Pedagógicas.
370
title_short FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
title_full FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
title_fullStr FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
title_full_unstemmed FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
title_sort FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
author Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
author_facet Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Rodrigues, Doriedson do Socorro
author_role author
author2 Rodrigues, Doriedson do Socorro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Rodrigues, Doriedson do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Ensino integrado
Filosofia da Práxis
Práticas Pedagógicas.
370
topic Educação Profissional
Ensino integrado
Filosofia da Práxis
Práticas Pedagógicas.
370
description Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672/6180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 11-22
Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 11-22
Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 11-22
Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 11-22
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511325880320