FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672 |
Resumo: | Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária. |
id |
UFMG-23_9781c3f40db8667f1b353caf4389722e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8672 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political questionEducação ProfissionalEnsino integradoFilosofia da PráxisPráticas Pedagógicas.370Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária.Universidade Federal de Minas Gerais2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 11-22Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 11-222238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672/6180Araújo, Ronaldo Marcos de LimaRodrigues, Doriedson do Socorroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8672Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:12Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
title |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
spellingShingle |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question Araújo, Ronaldo Marcos de Lima Educação Profissional Ensino integrado Filosofia da Práxis Práticas Pedagógicas. 370 |
title_short |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
title_full |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
title_fullStr |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
title_full_unstemmed |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
title_sort |
FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question |
author |
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima |
author_facet |
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima Rodrigues, Doriedson do Socorro |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Doriedson do Socorro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima Rodrigues, Doriedson do Socorro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Ensino integrado Filosofia da Práxis Práticas Pedagógicas. 370 |
topic |
Educação Profissional Ensino integrado Filosofia da Práxis Práticas Pedagógicas. 370 |
description |
Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672/6180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 1 (2011); 11-22 Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 1 (2011); 11-22 Trabalho & Educação; Vol. 20 No 1 (2011); 11-22 Trabalho & Educação; v. 20 n. 1 (2011); 11-22 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511325880320 |