AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda Mendes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valentim, Silvani dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949
Resumo: Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho.
id UFMG-23_b4a503a1d5c4ea79d452985ecaf502b2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8949
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job marketEnsino técnicoMeio AmbienteMercado de trabalho.370.05Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho. Universidade Federal de Minas Gerais2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 125-1352238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949/6437Carvalho, Fernanda Mendes deValentim, Silvani dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8949Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:42Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
title AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
spellingShingle AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
Carvalho, Fernanda Mendes de
Ensino técnico
Meio Ambiente
Mercado de trabalho.
370.05
title_short AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
title_full AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
title_fullStr AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
title_full_unstemmed AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
title_sort AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
author Carvalho, Fernanda Mendes de
author_facet Carvalho, Fernanda Mendes de
Valentim, Silvani dos Santos
author_role author
author2 Valentim, Silvani dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda Mendes de
Valentim, Silvani dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Meio Ambiente
Mercado de trabalho.
370.05
topic Ensino técnico
Meio Ambiente
Mercado de trabalho.
370.05
description Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949/6437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 125-135
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 125-135
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 125-135
Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 125-135
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512187809792