AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949 |
Resumo: | Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho. |
id |
UFMG-23_b4a503a1d5c4ea79d452985ecaf502b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8949 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job marketEnsino técnicoMeio AmbienteMercado de trabalho.370.05Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho. Universidade Federal de Minas Gerais2013-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 125-135Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 125-1352238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949/6437Carvalho, Fernanda Mendes deValentim, Silvani dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8949Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:42Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
title |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
spellingShingle |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market Carvalho, Fernanda Mendes de Ensino técnico Meio Ambiente Mercado de trabalho. 370.05 |
title_short |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
title_full |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
title_fullStr |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
title_full_unstemmed |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
title_sort |
AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (PEP) SOBRE O ENSINO, CORPO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO / The opinions of the students in the Technical Course in Environment (PEP) about teaching, the teaching staff and the job market |
author |
Carvalho, Fernanda Mendes de |
author_facet |
Carvalho, Fernanda Mendes de Valentim, Silvani dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Valentim, Silvani dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fernanda Mendes de Valentim, Silvani dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino técnico Meio Ambiente Mercado de trabalho. 370.05 |
topic |
Ensino técnico Meio Ambiente Mercado de trabalho. 370.05 |
description |
Objetivou-se verificar qual a opinião dos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente pelo PEP, em Belo Horizonte, com previsão para formatura em maio de 2012, em relação ao ensino, ao relacionamento com o corpo docente e às expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. Aplicou-se um questionário semiestruturado para 78 estudantes e os dados indicam a preferência em manter um relacionamento informal e aberto com os professores e obter do corpo docente atitudes de comprometimento, discussões, críticas e encorajamento na busca pela aprendizagem. Observou-se o interesse de inserção no mercado de trabalho como técnicos em Meio Ambiente, porém a falta de práticas é um fator que gera insegurança na atuação profissional, o que justificativa a necessidade de aprofundamento e complementação com outros cursos, como o superior. Concluiu-se que os professores influem positivamente na formação dos futuros profissionais, e que os estudantes estão mais preocupados na continuidade dos estudos do que em ingressar imediatamente no mercado de trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8949/6437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 2 (2013); 125-135 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 125-135 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 2 (2013); 125-135 Trabalho & Educação; v. 22 n. 2 (2013); 125-135 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512187809792 |