POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, Vanessa Guerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504
Resumo: This Thesis focuses on Integrated Education, that is the education which articulates Vocational Education with Secondary Education. On the one hand, it is analyzed the easy side as well as the difficulties found in integrating the two types of education. On the other, it is discussed the importance of such integration in the promotion of the quality of education in the institution in which the research was done. The loci of research were two campi of a school which belongs to the Federal Net of Vocational, Scientific and Technological Education in the State of Minas Gerais. Those two campi present different start up times and since the enactment of the Decree number 5.154/2004 have been working on the integration. It is worth mentioning that this thesis is based on a bibliographical research carried out throughout the investigation. As to the methodology used...___Esta Tese tem, por objeto de estudo, o Ensino Integrado, que busca fazer a articulação entre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Ensino Médio. Nessa perspectiva, analisaram-se, por um lado, as facilidades e as dificuldades encontradas para se integrar a referida modalidade de educação com o mencionado nível de ensino. Por outro, investigou-se a importância dessa integração para promover a qualidade do ensino, na instituição pesquisada. Os loci desta Pesquisa foram duas unidades de uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais, que possuem tempos de implantação diferentes e, desde a veiculação do Decreto n. 5.154/2004, vêm procurando assegurar essa integração. Ressalta-se que, no início e no decorrer desta investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que deu embasamento a este estudo. No que tange, mais especificamente, à metodologia, foi desenvolvida...
id UFMG-23_bbd99366cb98c435338ff0ab7ebeda00
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9504
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...Educação ProfissionalEnsino IntegradoRede Federal de Educação ProfissionalCientífica e Tecnológica de Minas GeraisTrabalho e EducaçãoVocational EducationIntegrated Education. Federal Net of VocationalScientific and Technological Education370.05This Thesis focuses on Integrated Education, that is the education which articulates Vocational Education with Secondary Education. On the one hand, it is analyzed the easy side as well as the difficulties found in integrating the two types of education. On the other, it is discussed the importance of such integration in the promotion of the quality of education in the institution in which the research was done. The loci of research were two campi of a school which belongs to the Federal Net of Vocational, Scientific and Technological Education in the State of Minas Gerais. Those two campi present different start up times and since the enactment of the Decree number 5.154/2004 have been working on the integration. It is worth mentioning that this thesis is based on a bibliographical research carried out throughout the investigation. As to the methodology used...___Esta Tese tem, por objeto de estudo, o Ensino Integrado, que busca fazer a articulação entre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Ensino Médio. Nessa perspectiva, analisaram-se, por um lado, as facilidades e as dificuldades encontradas para se integrar a referida modalidade de educação com o mencionado nível de ensino. Por outro, investigou-se a importância dessa integração para promover a qualidade do ensino, na instituição pesquisada. Os loci desta Pesquisa foram duas unidades de uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais, que possuem tempos de implantação diferentes e, desde a veiculação do Decreto n. 5.154/2004, vêm procurando assegurar essa integração. Ressalta-se que, no início e no decorrer desta investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que deu embasamento a este estudo. No que tange, mais especificamente, à metodologia, foi desenvolvida...Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quali-quantiapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-3332238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504/6786Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaires, Vanessa Guerra2019-02-01T19:52:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9504Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:44Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
title POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
spellingShingle POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
Caires, Vanessa Guerra
Educação Profissional
Ensino Integrado
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica de Minas Gerais
Trabalho e Educação
Vocational Education
Integrated Education. Federal Net of Vocational
Scientific and Technological Education
370.05
title_short POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
title_full POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
title_fullStr POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
title_full_unstemmed POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
title_sort POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO... | Policies for Professional Education and articulation between the Vocational Education and Secondary Education...
author Caires, Vanessa Guerra
author_facet Caires, Vanessa Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires, Vanessa Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Ensino Integrado
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica de Minas Gerais
Trabalho e Educação
Vocational Education
Integrated Education. Federal Net of Vocational
Scientific and Technological Education
370.05
topic Educação Profissional
Ensino Integrado
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica de Minas Gerais
Trabalho e Educação
Vocational Education
Integrated Education. Federal Net of Vocational
Scientific and Technological Education
370.05
description This Thesis focuses on Integrated Education, that is the education which articulates Vocational Education with Secondary Education. On the one hand, it is analyzed the easy side as well as the difficulties found in integrating the two types of education. On the other, it is discussed the importance of such integration in the promotion of the quality of education in the institution in which the research was done. The loci of research were two campi of a school which belongs to the Federal Net of Vocational, Scientific and Technological Education in the State of Minas Gerais. Those two campi present different start up times and since the enactment of the Decree number 5.154/2004 have been working on the integration. It is worth mentioning that this thesis is based on a bibliographical research carried out throughout the investigation. As to the methodology used...___Esta Tese tem, por objeto de estudo, o Ensino Integrado, que busca fazer a articulação entre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Ensino Médio. Nessa perspectiva, analisaram-se, por um lado, as facilidades e as dificuldades encontradas para se integrar a referida modalidade de educação com o mencionado nível de ensino. Por outro, investigou-se a importância dessa integração para promover a qualidade do ensino, na instituição pesquisada. Os loci desta Pesquisa foram duas unidades de uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais, que possuem tempos de implantação diferentes e, desde a veiculação do Decreto n. 5.154/2004, vêm procurando assegurar essa integração. Ressalta-se que, no início e no decorrer desta investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que deu embasamento a este estudo. No que tange, mais especificamente, à metodologia, foi desenvolvida...
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa quali-quanti
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9504/6786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333
Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 331-333
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513932640256