FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680 |
Resumo: | This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. |
id |
UFMG-23_fa6846d76060e5b91a2c0b1366360323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9680 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categoriesFormação de ProfessoresEducação ProfissionalQualidade da Educação. KeywordsTeaching educationVocational educationQuality in Education.370.05This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 47-642238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680/6856Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Rita Neto Sales2019-02-01T19:53:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9680Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories Oliveira, Maria Rita Neto Sales Formação de Professores Educação Profissional Qualidade da Educação. Keywords Teaching education Vocational education Quality in Education. 370.05 |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories |
author |
Oliveira, Maria Rita Neto Sales |
author_facet |
Oliveira, Maria Rita Neto Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Rita Neto Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Profissional Qualidade da Educação. Keywords Teaching education Vocational education Quality in Education. 370.05 |
topic |
Formação de Professores Educação Profissional Qualidade da Educação. Keywords Teaching education Vocational education Quality in Education. 370.05 |
description |
This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680/6856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 47-64 Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 47-64 Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 47-64 Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 47-64 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220514121383936 |