FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680
Resumo: This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. 
id UFMG-23_fa6846d76060e5b91a2c0b1366360323
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9680
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categoriesFormação de ProfessoresEducação ProfissionalQualidade da Educação. KeywordsTeaching educationVocational educationQuality in Education.370.05This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 47-64Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 47-642238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680/6856Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Rita Neto Sales2019-02-01T19:53:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9680Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:11Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Formação de Professores
Educação Profissional
Qualidade da Educação. Keywords
Teaching education
Vocational education
Quality in Education.
370.05
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories
author Oliveira, Maria Rita Neto Sales
author_facet Oliveira, Maria Rita Neto Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Rita Neto Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Profissional
Qualidade da Educação. Keywords
Teaching education
Vocational education
Quality in Education.
370.05
topic Formação de Professores
Educação Profissional
Qualidade da Educação. Keywords
Teaching education
Vocational education
Quality in Education.
370.05
description This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.___O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9680/6856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 47-64
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 47-64
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 47-64
Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 47-64
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514121383936