“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709 |
Resumo: | From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores. A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional. |
id |
UFMG-23_bef8f0b9822faf8caba43ebbfcb7cdef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9709 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversationAtividade docenteClínica da atividadeEducaçãoTeaching activityClinic of activityEducationtrabalhoFrom a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores. A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.Universidade Federal de Minas Gerais2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 135-1492238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/6865https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/9675Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Junior, José AgostinhoBarros, Maria Elizabeth Barros deZamboni, Jésio2019-05-10T16:26:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9709Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-05-10T16:26:48Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
title |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
spellingShingle |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation Correia Junior, José Agostinho Atividade docente Clínica da atividade Educação Teaching activity Clinic of activity Education trabalho |
title_short |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
title_full |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
title_fullStr |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
title_full_unstemmed |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
title_sort |
“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation |
author |
Correia Junior, José Agostinho |
author_facet |
Correia Junior, José Agostinho Barros, Maria Elizabeth Barros de Zamboni, Jésio |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Maria Elizabeth Barros de Zamboni, Jésio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia Junior, José Agostinho Barros, Maria Elizabeth Barros de Zamboni, Jésio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade docente Clínica da atividade Educação Teaching activity Clinic of activity Education trabalho |
topic |
Atividade docente Clínica da atividade Educação Teaching activity Clinic of activity Education trabalho |
description |
From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores. A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/6865 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/9675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 135-149 Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 135-149 Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 135-149 Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 135-149 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220514141306880 |