“FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Junior, José Agostinho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Maria Elizabeth Barros de, Zamboni, Jésio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709
Resumo: From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores.  A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.
id UFMG-23_bef8f0b9822faf8caba43ebbfcb7cdef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9709
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversationAtividade docenteClínica da atividadeEducaçãoTeaching activityClinic of activityEducationtrabalhoFrom a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores.  A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.Universidade Federal de Minas Gerais2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 135-149Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 135-1492238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/6865https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/9675Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Junior, José AgostinhoBarros, Maria Elizabeth Barros deZamboni, Jésio2019-05-10T16:26:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9709Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-05-10T16:26:48Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
title “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
spellingShingle “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
Correia Junior, José Agostinho
Atividade docente
Clínica da atividade
Educação
Teaching activity
Clinic of activity
Education
trabalho
title_short “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
title_full “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
title_fullStr “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
title_full_unstemmed “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
title_sort “FOI A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO QUE ME MOSTROU QUE DAQUELE JEITO NÃO FUNCIONARIA”: ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE POR CONVERSAÇÃO / "It was work experience that showed me that that would not work": analysis of the teaching activity by conversation
author Correia Junior, José Agostinho
author_facet Correia Junior, José Agostinho
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Zamboni, Jésio
author_role author
author2 Barros, Maria Elizabeth Barros de
Zamboni, Jésio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Junior, José Agostinho
Barros, Maria Elizabeth Barros de
Zamboni, Jésio
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade docente
Clínica da atividade
Educação
Teaching activity
Clinic of activity
Education
trabalho
topic Atividade docente
Clínica da atividade
Educação
Teaching activity
Clinic of activity
Education
trabalho
description From a fragment of a research at public schools in Greater Vitória/ ES, this article aims to discuss issues related to the work processes of teachers. Track some clues indicated by the Clinic of Activity, starting with Yves Clot and collaborators, seeking to build methodological strategies that allow access to the dimension of the teaching activity through dialogism and confrontations between teachers and researchers. The interview-confrontation had this objective: to construct instruments for the action and, thus, to produce mobilization and transformation of the teaching work, glimpsing to put into motion this professional type.___A partir de um fragmento de uma pesquisa em escolas de uma rede pública da Grande Vitória/ES, o artigo visa a discutir questões relativas aos processos de trabalho de docentes. Trilha algumas pistas indicadas pela Clínica da Atividade, a partir de Yves Clot e colaboradores, buscando construir estratégias metodológicas que viabilizem acessar a dimensão da atividade docente por meio do dialogismo e das confrontações entre professores e pesquisadores.  A entrevista-confrontação teve este objetivo: construir instrumentos para a ação e, assim, produzir mobilização e transformação do trabalho docente, vislumbrando colocar em movimento esse gênero profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/6865
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9709/9675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 135-149
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 135-149
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 135-149
Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 135-149
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514141306880